Segurança pública é tema da primeira reunião do ano do GGI

Trabalhar em conjunto e potencializar ações de segurança. Esses foram os principais itens discutidos na primeira reunião de 2021 do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Sorriso. O encontro contou com a presença de representantes de forças de segurança regionais, sociedade organizada como Comsep, OAB, Defensoria Pública, Judiciário, Legislativo, Executivo e de representante do Gabinete Estadual.

Conforme o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, a reunião debateu o monitoramento com o uso de câmaras em uma parceria público privada a ser realizada com a Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES) e também a necessidade de instalação de uma vara especializada no combate ao crime organizado em Sorriso. “Para o uso correto das câmaras vamos montar uma comissão de acompanhamento”, pontua Moura. “Já a vara especializada foi uma demanda apresentada pelo juiz Anderson Candiotto que temos a intenção de levar ao Estado”, explica o secretário.

Segundo Moura, outras situações como o estágio atual da construção da Delegacia de Polícia Civil e a necessidade de edificar uma nova sede para o Corpo de Bombeiro local também foram abordadas. “São situações gerais; outro ponto é a intensificação que iremos fazer juntamente com todas as forças de segurança da Operação Lei Seca visando coibir aglomerações durante a pandemia. Todas as ações visam ofertar segurança plena aos moradores”, destaca.

A intenção de fortalecer as ações da Operação Lei Seca também foi apontada pelo Coronel PM Wesney de Castro Sodré, responsável pelo 3 Comando Regional da Polícia Militar. Coronel Sodré detalhou a necessidade de intensificar o trabalho coibindo a realização de festas clandestinas. “Para isso é importante a união de todas as instituições”, diz. Opinião compartilhada pelo comandante do Comando Regional III do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Giovani Eggers, que também frisou a necessidade de união quando das ações integradas. “A integração é de suma importância para que se atinja o objetivo. As reuniões do GGI são essências nesse sentido, pois as decisões são tomadas em conjunto. E nós, do Corpo de Bombeiros, estamos sempre à disposição para atuar na prevenção de forma proativa”, aponta.

Para o delegado regional da Polícia Civil, Carlos Eduardo Muniz, a ação integrada e a conscientização da população geram ações efetivas de prevenção à pandemia.  Conforme o delegado, “Sorriso está um passo a frente dos outros municípios, aqui temos o alinhamento das forças de segurança integradas e a municipalidade presente levando à melhoria de estruturas”, salienta. Carlos Eduardo frisa que Sorriso é uma cidade que abraça a polícia.

Já a Major PM Monalisa Furlan, integrante do GGI Estadual, destacou a importância do gabinete local. “Viemos parabenizar o município em relação a todas as atividades que estão sendo organizadas, ressaltando o trabalho em conjunto que o município vem organizando. Viemos também trazer a notícia de que vamos fortalecer as operações da Lei Seca”, disse. Para o prefeito Ari Lafin, a velocidade e unificação das forças de segurança possibilitam uma resposta rápida, e, “a favor da melhoria da segurança pública da nossa população”, finaliza.

Veja também

Decisão Judicial mantém nova comissão do Partido Liberal de Sorriso

Governo de MT convoca mais de 2,1 mil beneficiados do programa SER Família CNH Social

Polícia Civil prende em flagrante autor de roubo em Sinop com Vigia Mais MT

Governador apresenta potencial para novos investimentos em MT ao embaixador do Irã

Progressistas lança chapa para concorrer à Prefeitura de Sorriso

Empresário Alei Fernandes disputará prefeitura de Sorriso com vereador Acácio como vice