Sema deve liberar pesca do pintado após plano de recuperação em MT

A pesca do peixe pintado deve ser liberada somente após a divulgação de um plano de recuperação da espécie, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). A medida ocorre depois que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), publicou uma portaria nesta segunda-feira (30), em que autoriza a pesca do peixe pintado.

Segundo o documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), a espécie pode ser usada para pesquisas, estudos e passível de exploração. De acordo com a Sema, essa autorização no estado não deve ser imediata.

“Primeiro o plano de recuperação deve ser elaborado e publicado pelo Ministério do Meio Ambiente, que tem 90 dias para isso. Só depois da publicação é que passa a ser liberada a pesca”, afirmou.

Na portaria, a ministra salientou que essa recomendação será reavaliada após um período.

“A recomendação do plano de recuperação que reconhece a espécie Pseudoplatystoma corruscans – pintado – como passível de exploração, estudo ou pesquisa pela pesca será tecnicamente reavaliada em até vinte e quatro meses a partir da publicação desta portaria”, disse, no documento.

 

Veja também

Espetáculo “Sinal Verde Para a Alegria” leva educação para o trânsito a alunos de Sorriso

IFMT Sorriso abre inscrições para concurso público e anuncia novos cursos noturnos a partir de 2026

Carro pega fogo no Jardim Aurora e mobiliza Corpo de Bombeiros em Sorriso

Sorriso promove ações do Novembro Azul com foco na prevenção ao câncer de próstata e na saúde integral do homem

Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea mobiliza Sorriso nos dias 4 e 5 de novembro

Mulher acessa site falso para comprar colchão e perde mais de R$ 100