Sema-MT e Exército flagram desmate ilegal e apreendem dois equipamentos durante ação na fronteira

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Superintendência de Fiscalização (SUF), e o Exército Brasileiro flagraram desmate ilegal em área de preservação permanente e apreenderam dois maquinários, em Cáceres (219 km distante de Cuiabá). A ação ocorreu entre os dias 18 e 21 de julho, durante a Operação Ágata.

Foram vistoriadas três propriedades rurais durante a operação e, em uma delas, foi constatado o desmate ilegal de 83 hectares na planície pantaneira. Para frear o crime ambiental, os dois tratores esteiras, modelo D65, que estavam sendo utilizados, foram apreendidos. A multa ambiental aplicada soma R$ 500 mil.

Durante a operação, também foram vistoriados e inutilizados 20 acampamentos irregulares em área de preservação permanente. Na prática, essas construções servem para abrigar quem pratica desmate ou mineração ilegal.

Operação Ágata – Mato Grosso integra a Operação Ágata Oeste, que une as Forças Armadas e Mato Grosso do Sul, para o combate a crimes transfronteiriços, entre eles tráfico de drogas, contrabando, descaminho, narcotráfico, garimpo e desmatamento ilegais.

Veja também

Vazamento de esgoto em estação elevatória contamina água de rios em Sorriso

Programa A Voz do Povo discute o Dia Mundial da Água com representantes do CAT Sorriso

Amazônia Legal: Mato Grosso reduz desmatamento em 74%, aponta Imazon

Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos de Sorriso se reúne para planejamento antecipado

Mapeamento de áreas de risco em Nova Ubiratã vai subsidiar ações preventivas

Carteira de pesca amadora continua sendo obrigatória em Mato Grosso