Sema resgata e presta atendimento veterinário à anta ferida em Nova Mutum

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) resgatou, na manhã desta quarta-feira (27.08), uma anta gravemente ferida, em Nova Mutum (238 km distante de Cuiabá). O animal de mais de 100 quilos foi encontrado com ferimentos na cabeça e passou por cirurgia e está em recuperação em um amplo espaço, sob cuidados veterinários.

Conforme o gerente de Fauna Silvestre da Sema-MT, Fernando Siqueira, o animal é uma fêmea dócil, que circula entre as propriedades privadas da região. “Viemos até o local trazer medicamentos, pomada, faixas, e para prestar socorro a este animal. Avaliamos que este é um caso que requer alguns meses de monitoramento e cuidados até a recuperação”, conta.

Com apoio de moradores locais, ela recebeu os primeiros cuidados da veterinária especializada em animais silvestres, Gabriella Iglesias, e a escolha dos profissionais foi manter o animal em recuperação em uma fazenda particular que a acolheu.

O transporte do animal apresentava mais riscos do que benefícios, avalia o veterinário Fernando Siqueira. Para ser transportado para Cuiabá, a anta precisaria ser sedada com risco de morte, haveria estresse no transporte e a mudança de habitat impactaria diretamente na sua alimentação, o que não colabora com a recuperação.

A cirurgia feita no animal consiste na sedação do animal de grande porte, e limpeza do ferimento para facilitar a cicatrização e evitar infecções. Os custos dos procedimentos veterinários serão cobertos pela Sema-MT. Pelo ferimento, os veterinários acreditam que ela pode ter sofrido com um golpe de algo cortante, como uma faca ou facão.

Denúncias ou informações

A Sema orienta que quem se deparar com animais silvestres, seja em área urbana ou rural, ligue para o número 190, da Polícia Militar, ou diretamente para a Gerencia de Fauna Silvestre: (65) 3613-7291, em Cuiabá.

galeria de imagens

Veja também

Extravasamento de esgoto na rua Topázio é explicado pela Águas de Sorriso

Vazamento de esgoto em estação elevatória contamina água de rios em Sorriso

Programa A Voz do Povo discute o Dia Mundial da Água com representantes do CAT Sorriso

Amazônia Legal: Mato Grosso reduz desmatamento em 74%, aponta Imazon

Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos de Sorriso se reúne para planejamento antecipado

Mapeamento de áreas de risco em Nova Ubiratã vai subsidiar ações preventivas