Ação marcada para o dia 10 de fevereiro na Escola Estadual 13 de Maio, é voltada ao incentivo do primeiro título eleitoral entre estudantes de 15 a 19 anos.
A chefe do Cartório da 43ª Zona Eleitoral de Sorriso, Andreia Oliveira Lima, foi entrevistada nesta sexta-feira (06) no programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, para falar sobre o planejamento da Semana do Alistamento Jovem, que será realizada no município no próximo dia 10 de fevereiro.
A ação integra as diretrizes do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e tem como objetivo ampliar o número de jovens eleitores, incentivando a participação política da juventude.
De acordo com o Ofício nº 10/2026, encaminhado à presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, o Cartório Eleitoral de Sorriso selecionou a Escola Estadual 13 de Maio como unidade polo da mobilização. A escolha levou em consideração o histórico de parceria com a Justiça Eleitoral e o potencial de alcance junto ao público-alvo, formado por estudantes entre 15 e 19 anos.
Segundo Andreia, a iniciativa faz parte de uma estratégia institucional voltada à redução dos índices de invisibilidade do eleitorado jovem na circunscrição da 43ª Zona Eleitoral. Para viabilizar a ação, foi expedido ofício à direção da escola solicitando infraestrutura para instalação de kits biométricos e mobilização do corpo docente, inclusive com aplicação do chamado “Guia do Professor”, garantindo caráter pedagógico à atividade.
Durante a entrevista, a chefe do cartório reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral com a formação cidadã e destacou que a meta é ampliar o cadastramento eleitoral entre os jovens, fortalecendo a participação democrática desde cedo.
A Semana do Alistamento Jovem faz parte das ações de mobilização do TRE-MT para estimular o primeiro título eleitoral e consolidar o engajamento da juventude no processo democrático.
Veja a entrevista no vídeo.