Semana Nacional da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla promove inclusão social

O programa “A Voz do Povo”, veiculado pela Sorriso FM, recebeu hoje nos seus estúdios a diretora da Escola Especial de Sorriso, Giovana Botega, para discutir um tema de extrema importância: a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDI). A campanha anual, desenvolvida pela Federação Nacional das APAEs (FENAPAES) desde 1963, tem como objetivo fundamental conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além de promover sua inclusão social.

Neste ano, a SNPDI ocorre entre os dias 21 e 28 de agosto, trazendo o tema “Conectar e Somar para Construir Inclusão”. A ênfase recai sobre a importância da conexão entre as pessoas que enfrentam deficiências intelectuais e múltiplas, suas famílias, a comunidade em geral e os profissionais que trabalham diretamente com elas.

Através dessa conexão, as pessoas com deficiência intelectual e múltipla podem compartilhar suas experiências, trocar aprendizados e construir uma sólida rede de apoio. A comunidade também é beneficiada por meio dessa interação, ao aprender sobre as nuances da deficiência intelectual e múltipla e como efetivamente apoiar e incluir indivíduos que enfrentam essas condições.

Os profissionais dedicados a trabalhar com pessoas com deficiência intelectual e múltipla também podem colher frutos dessa conexão, ao compartilhar conhecimentos e vivências. Essa troca de informações contribui para aprimorar a qualidade dos serviços prestados a essas pessoas, ampliando a eficiência e a eficácia do suporte oferecido.

A SNPDI não apenas serve como uma oportunidade de conscientização sobre a deficiência intelectual e múltipla, mas também atua como um mecanismo de fomento à inclusão social. Através da ideia de conectar e somar, a sociedade é convidada a construir um ambiente mais inclusivo e diversificado para todos os indivíduos, independentemente das suas condições.

A diretora Giovana Botega ressaltou a importância de dar voz e visibilidade às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, bem como àqueles que as apoiam. Através do engajamento nessa causa, é possível fomentar a conscientização e influenciar positivamente a trajetória de inclusão e igualdade.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade