Seminário do Alfabetiza/MT aborda práticas para garantia da aprendizagem na idade certa

O evento, realizado nesta semana pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), reuniu no Auditório Magessi do Centro de Eventos Ari José Riedi gestores e professores das unidades escolares que atendem as etapas de pré-escola e 1° ao 3° ano e professores de apoio pedagógico e leitura. O Seminário contou com exposição de atividades desenvolvidas com as crianças, considerações da Diretoria Regional de Ensino – DRE e palestra com o Dr. Rogério Grillo.

O seminário faz parte do programa de alfabetização desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), durante o ano de 2022, que tem como objetivo a recomposição das aprendizagens das crianças. O Programa Alfabetiza/MT visa garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa, que é até o 2º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, a Semec integrou o Alfabetiza/MT ao Programa Ensina Mais Sorriso, fortalecendo e norteando o trabalho dos professores por meio de avaliações diagnósticas, refletindo e analisando os resultados com as unidades escolares, criando metas, ações e estratégias que ajudam a nortear o trabalho dos professores. A Secretaria também disponibilizou mais professores de apoio e de leitura, orientando-os para o trabalho com nivelamento e fortalecendo a necessidade do olhar alfabetizador, da Educação Infantil ao nono ano, por meio do planejamento com intencionalidades pedagógicas para desenvolver as habilidades de cada etapa/ano da criança.

“Não devemos poupar esforços para que o direito de aprender da criança seja respeitado com uma educação de qualidade e equidade. Estamos trabalhando para que os resultados possam ser alcançados e que toda criança seja vista dentro de suas necessidades, tendo seu direito de aprendizagem respeitado”, frisou a gestora.

Lúcia destacou a importância do trabalho realizado pelo Governo Estadual, via Seduc, possibilitando que os 141 municípios trabalhem no formato do Alfabetiza/MT para que todos possam se desenvolver na aprendizagem das crianças com o foco na alfabetização.

Veja também

Seduc abre inscrições de processo seletivo para as Escolas Estaduais Cívico-Militares

Seduc investe mais de R$ 16 milhões em 2025 para aumentar número de alfabetizados em MT

Seciteci cria novas escolas técnicas estaduais e amplia número de vagas em cursos profissionalizantes

Alunos de escola técnica da Seciteci desenvolvem tijolo sustentável à base de algodão

Seduc publica edital para seleção de estudantes que participarão do Programa de Intercâmbio MT no Mundo em 2025

Pais ou responsáveis já podem apresentar documentação para confirmação de matrículas