Sorriso: município sediou Seminário Regional de Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso

O município de Sorriso sediou nesta  quarta-feira (09), o “Seminário Regional de Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso”. Com o tema central “Diálogo sobre o Trabalho Infantil na Região Norte de Mato Grosso”, o evento reuniu representantes de diversos municípios, incluindo Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Sinop, Vera e o próprio Sorriso. O objetivo da reunião foi discutir estratégias e ações para fortalecer o enfrentamento do trabalho infantil na região.

O seminário contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), e do Ministério Público do Trabalho (MPT). Diversos aspectos relacionados à erradicação do trabalho infantil foram abordados durante o evento, que teve a participação ativa de autoridades e especialistas na área.

O estado de Mato Grosso enfrenta desafios significativos em relação ao trabalho infantil, ocupando o terceiro lugar nas estatísticas relacionadas a essa questão. Para Jucélia Ferro, secretária de Assistência Social, presidente do Coegemas e primeira-dama, a luta contra o trabalho infantil é um compromisso de todos e requer diálogos constantes e ações efetivas. Ela destacou que programas e projetos estão sendo desenvolvidos em Sorriso para conscientizar os pais e a sociedade sobre a importância de garantir o direito das crianças à educação e ao lazer, e de permitir que elas vivam cada etapa da vida de forma adequada.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) como parte das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI). Durante o seminário, Marimar Michels, superintendente de Benefícios e Programas e Projetos Socioassistenciais da SETASC, e Paula Bueno, procuradora do Ministério Público do Trabalho, compartilharam experiências e ressaltaram as ações já realizadas na região Norte de Mato Grosso.

Paula Bueno enfatizou que o Ministério Público tem atuado vigorosamente para combater o trabalho infantil, incentivando a sociedade a denunciar situações que coloquem as crianças em risco. Ela apontou que essa atuação resulta em uma aproximação benéfica para todos, garantindo um futuro mais digno para as crianças.

A superintendente Marimar Michels reforçou a importância da educação e do brincar na infância, ressaltando que encontros como esse fortalecem as campanhas e projetos desenvolvidos no estado. Ela destacou a necessidade de troca de experiências para a criação e execução de propostas efetivas de combate ao trabalho infantil.

A erradicação do trabalho infantil é uma meta global estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser alcançada até 2025. No Brasil, a legislação proíbe qualquer atividade laboral para crianças com menos de 13 anos, sendo permitido apenas o trabalho como jovem aprendiz a partir dos 14 anos.

Milana Higino, coordenadora de Ações Estratégicas do AEPETI, afirmou que o seminário é uma das iniciativas do programa para enfrentar a realidade do trabalho infantil nos municípios da região. Ela enfatizou a importância de abordar essa questão por meio de políticas públicas para garantir um futuro melhor para as crianças e adolescentes da região.

O “Seminário Regional de Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso” reforçou a necessidade de união de esforços para combater essa realidade, promovendo o direito das crianças à educação, à saúde e ao desenvolvimento pleno, sem a exploração do trabalho precoce.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo