Trânsito

Semsas e Bombeiros destacam o perigo do álcool no trânsito

Por: Assessoria Prefeitura Publicado em 18/02/2020

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas) e a 10.ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Sorriso estão à frente da campanha Todos pela Vida nesta quinzena para falar sobre o perigo da dobradinha trânsito e álcool. Não por acaso, as duas instituições assumem o comando da ação justamente no período de Carnaval, em que, tradicionalmente, há um aumento no consumo de bebidas alcoólicas e muitas pessoas aproveitam para viajar.

“São muitas famílias que sairão de Sorriso para viajar, muitas outras que virão para cá e também muitas pessoas que vão aumentar a ingestão de álcool em festas particulares, reuniões com amigos, enfim, quem for assumir a direção neste período precisa redobrar a atenção e os cuidados”, comenta o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego.

“É inadmissível, nos tempos atuais, ainda registrarmos mortes por conta do álcool com recursos como táxi, motoristas por aplicativo, ou mesmo com a opção de passar a direção para um amigo que não estiver bebendo”, reitera o comandante da 10.ª CIBM, Eraldo das Neves Moura, reforçando a importância de todos os condutores, bem como dos pedestres, cumprirem as leis de trânsito.

Quem também destaca a importância de sensibilizar as pessoas sobre a importância de um trânsito mais seguro é o secretário de Saúde e Saneamento do município, Luís Fábio Marchioro. Além do sofrimento vivenciado pelas vítimas e seus familiares, os acidentes de trânsito também impactam de forma direta toda a rede de atendimento em saúde. Como exemplo, Luís Fábio informou que, em média, o atendimento de um acidentado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mobiliza toda a equipe da unidade por 40 minutos, o que acaba gerando atrasos nos atendimentos de menor complexidade. “São três ou quatro acidentados por dia e, infelizmente, de acordo com o Relatório de Saúde Anual, a causa que lidera os índices de mortes em Sorriso é de acidentes de trânsito e homicídios”, acrescenta.

Para reduzir estes índices, a campanha tem como mote a apresentação de casos reais, em que familiares lamentam a perda de entes queridos por conta de acidentes provocados por motoristas alcoolizados. Além de vídeos, a Semsas e a 10.ª CIBM prepararam banners e adesivos que serão dispostos em locais de intenso movimento. Além dos materiais, a campanha também promoverá blitze educativas nos principais pontos da cidade e palestras com a apresentação de peça teatral sobre o tema.

Todos pela Vida

Capitaneada por Gerson, e pelo secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, a Todos pela Vida tem como objetivo promover a sensibilização sobre segurança no trânsito constantemente, com o apoio de várias instituições. Em dezembro, a Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES) liderou a ação, o que foi feito em janeiro pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Neste mês, a campanha começou com a orientação, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), dos usuários do trânsito acerca da volta às aulas.

Em março, o foco será o risco do celular no trânsito, com as ações lideradas pela Sicredi e pelo Sicoob. Na sequência, em abril, o trabalho será conduzido pela Câmara de Vereadores e pela Escola Militar Tiradentes Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral, com o slogan “Reduza pela Vida”, já que o alerta será em relação ao excesso de velocidade.

Já durante o “Maio Amarelo”, o foco do trabalho será a formação de condutores, reiterando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é indispensável para a condução de veículos. As ações serão lideradas pela Ciretran e pela Associação Única dos Trabalhadores do Trânsito de Sorriso (AUTS). Em junho, o Rotary Club vai trabalhar a importância do respeito à faixa de pedestre e reforçar o perigo do álcool no trânsito.

Em julho, o foco serão os motociclistas e, para lembrá-los sobre as boas práticas no trânsito, serão promovidas palestras educativas em alusão ao dia do motociclista, celebrado em 27 de julho. As ações serão promovidas por instituições que reúnem motociclistas (como clubes) e por concessionárias que vendem motocicletas em Sorriso.

Enquete. Participe!

Em sua opinião, quais secretários do governo Ari Lafin devem continuar na próxima gestão?
(É possível votar em mais de um)