Senador de MT toma posse como ministro da Agricultura no governo Lula

O senador de Mato Grosso, Carlos Fávaro (PSD), tomou posse como ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, neste domingo (1º), em cerimônia no Palácio do Planalto. Ele atuou como um dos coordenadores do grupo técnico de agricultura durante a transição do novo governo de Luis Inácio Lula da Silva (PT), que assumiu oficialmente o terceiro mandato.

A atual estrutura do Ministério da Agricultura e Pecuária deve ser desmembrada em três ministérios: Agricultura e Pecuária; Pesca; e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Na quinta-feira (29), Fávaro afirmou à TV Centro América que o plano da pasta será pautado pela política de “portas abertas” com a categoria do campo.

“Quem quiser trabalhar e produzir, respeitando o meio ambiente, terá as portas abertas pelo Ministério. Agora, quem quiser infringir a lei, desmatar ilegalmente e garimpar em área ilegal, não terá as bençãos do governo”, disse.

Na sexta-feira (30), Fávaro ainda citou um histórico de ministros que tiveram à frente do Ministério da Agricultura e disse que eles, ao longo do tempo, estiveram alinhados com o setor, o que favoreceu o desenvolvimento agrícola e pecuária do país. Ele também ressaltou o “desmonte orçamentário” sofrido na pasta.

“No Ministério da Agricultura não houve um desmonte de infraestrutura e de gestão. Houve, sim, um desmonte orçamentário. A Embrapa por exemplo teve o seu orçamento reduzido a 96,5% para pagar folha de pagamento e manutenção. Ou seja, 3,5% para fazer pesquisa, inovação e tecnologia. Nós vamos recompor isso”, destacou ao Bom Dia MT.

Perfil
Fávaro assumiu uma vaga no Senado em abril de 2020 após a cassação da juíza Selma Arruda, que venceu a disputa ao Senado em 2018, mas teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico e caixa 2 nas eleições.

No final de 2020, Fávaro venceu a eleição suplementar e foi empossado no Senado. Agora, foi alçado como ministro responsável pela pasta da Agricultura, setor no qual possui fácil acesso.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal