Ser Família Inclusivo é referência nacional para Eleições com Libras

O programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama do Estado, se torna referência nacional na parceria com o TRE-MT por meio da Central de Interpretação de Libras.

Uma matéria nacional veiculada pelo Jornal Hoje divulgou a parceria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) com a Central de Interpretação de Libras, um serviço ligado ao Centro de Referência de Direitos Humanos, sob a gestão da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), que oferece atendimentos especializados às pessoas surdas e com deficiência auditiva. A primeira-dama Virginia Mendes, principal incentivadora do serviço e idealizadora do programa SER Família Inclusivo, parabenizou a iniciativa.

“Acredito que a comunicação é um meio eficaz e muito importante para a informação, mas ela deve estar acessível a todos. Por isso, quero agradecer e parabenizar a presidente do TRE-MT, Maria Aparecida Ribeiro, pela sensibilidade em oportunizar essa parceria. Esse é um serviço do Governo do Estado que ganhou força a partir de 2019, quando Mauro assumiu a gestão, e foi uma das minhas cobranças. Conseguimos aumentar o número de intérpretes e serviços, como o acompanhamento dos usuários em consultas médicas, audiências, entre outros”, disse Virginia Mendes.

De acordo com o TRE-MT, esta é a primeira vez que pessoas surdas e com deficiência auditiva têm acesso ao suporte e atendimento especializado. No órgão, foram organizadas cinco salas com intérpretes à disposição de uma servidora. No dia da eleição, também foi oferecido o acesso para que as pessoas fossem atendidas por vídeo chamada.

Recentemente, um levantamento do TRE-MT mostrou que 1.354 eleitores do estado confirmaram ter deficiência auditiva ou serem surdos, e desse total, somente 0,5% compareceram às urnas. Para aumentar o acesso dessas pessoas às urnas, este ano foi realizada esta parceria com um sistema inclusivo e humanitário.

galeria de imagens

Veja também

Trabalhador morre após descarga elétrica em Sorriso

Termina hoje prazo de inscrições para o Simpósio sobre Segurança Jurídica no Agronegócio

Exploração de madeira em Mato Grosso está proibida até 1º de abril

Incêndio destrói casa de madeira em área rural de Sinop

Duplicação da BR-163 está na lista em que Mato Grosso é o melhor do país

Procon-MT orienta sobre direitos dos consumidores com as mudanças na CNH