SER Família Inclusivo emitiu quase 5 mil carteiras de identidade a autistas em MT

O Governo de Mato Grosso, sob a supervisão ativa da primeira-dama Virginia Mendes, tem se destacado na proteção dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenvolvendo diversas ações inclusivas. Uma das iniciativas de destaque é a emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA), que garante os direitos dos consumidores autistas. Desde janeiro de 2020, quando o documento passou a ser emitido, já foram entregues 4,9 mil carteiras.

A CIA é emitida pela secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania e pode ser solicitada de forma simples através do aplicativo MT Cidadão. O documento, distribuído gratuitamente, faz parte do programa “SER Família Inclusivo”. A primeira-dama Virginia Mendes enfatiza a importância da inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando que a carteirinha é fundamental para garantir seus direitos.

Projeto “Autismo na Escola” e Parcerias Inovadoras:

Além da CIA, o Governo de Mato Grosso promove o projeto “Autismo na Escola”, focado na criação de políticas públicas específicas para autistas nas escolas da rede estadual de ensino. Em colaboração com o Cuiabá Esporte Clube e a senadora Margareth Buzetti, o programa proporcionou experiências únicas, como visitas ao camarote do clube durante os jogos do Campeonato Brasileiro 2023.

Ao longo de 18 jogos do Cuiabá Esporte Clube na Arena Pantanal, 144 pessoas com Transtorno do Espectro Autista foram sorteadas para desfrutar desses momentos especiais. A parceria também incluiu a oferta de um camarote para assistir à partida da Seleção Brasileira de Futebol Masculino contra a Venezuela, nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026, onde seis autistas foram sorteados.

Essas iniciativas contaram com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A secretária da Setasc, Grasi Bugalho, destacou a satisfação em proporcionar momentos especiais aos autistas e seus responsáveis, ressaltando a importância dessas ações para a inclusão e sensibilização da sociedade.

Experiências Inesquecíveis:

Além dos jogos do Cuiabá Esporte Clube, o projeto permitiu que seis autistas acompanhassem o treino da equipe no Centro de Treinamento Oficial. A experiência foi descrita como única e excepcional, marcando as memórias dos participantes.

Laiza, mãe de Luiz, um dos sorteados, destacou a importância dessas experiências para as famílias, ressaltando a receptividade, calor e aconchego do ambiente preparado para o bem-estar dos autistas. Ela expressou o desejo de que o projeto continue no próximo ano.

A secretária Grasi Bugalho concluiu, agradecendo a confiança depositada no Governo do Estado e a todos que participaram dos sorteios, enfatizando a importância de iniciativas que promovem a inclusão e o respeito à diversidade.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal