Boa Esperança do Norte| Sorriso

Sérgio Kokova assume Sub-Prefeitura de Boa Esperança do Norte

Em 6 de outubro deste ano, o recém-emancipado município de Boa Esperança do Norte realizará seu primeiro processo eleitoral. Seguindo os trâmites necessários ao cumprimento da legislação eleitoral, o subprefeito do Distrito de Boa Esperança, Calebe Francesco Francio, foi exonerado, a pedido, de sua função. A exoneração foi oficializada por meio da portaria 1.602, publicada na edição desta terça-feira (4 de junho) do Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso.

Com a saída de Calebe Francesco Francio, o secretário de Fazenda do Município, Sérgio Kocova Silva, assumirá interinamente a função de subprefeito do Distrito. Boa Esperança do Norte conquistou sua emancipação político-administrativa no ano passado, graças a uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Esse marco permitirá que, pela primeira vez, os moradores do agora município escolham seu prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os prazos de desincompatibilização, que variam de acordo com a função ocupada e o cargo almejado pelo candidato, são calculados com base na data do primeiro turno das eleições, que neste ano será em 6 de outubro.

Para secretários municipais ou membros de órgãos equivalentes que desejem concorrer ao cargo de vereador, é necessário se afastar seis meses antes do pleito. Já para aqueles que pretendem disputar as vagas de prefeito ou vice-prefeito, o desligamento deve ocorrer quatro meses antes das eleições, aplicando-se essa regra tanto para secretários municipais quanto estaduais.

No caso de servidores públicos, estatutários ou não, o prazo de desincompatibilização é de três meses, independentemente do cargo disputado, seja prefeito, vice-prefeito ou vereador.

A exoneração de Calebe Francesco Francio e a nomeação interina de Sérgio Kocová Silva garantem que o processo eleitoral em Boa Esperança do Norte siga conforme a legislação vigente, marcando um momento histórico para o município recém-emancipado.

Vídeo da notícia

Veja também

Programa SER Família Solidário vai distribuir 100 mil cestas de Natal para municípios de todo o Estado

Voz do Povo recebe vereador Adir Cúnico para balanço do primeiro ano de mandato

Programa A Voz do Povo faz balanço do ano com o promotor criminal Luiz Fernando Pipino

Sorriso realiza ações nos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Governo lança novos serviços do Corpo de Bombeiros para modernizar prevenção e resposta a incêndios urbanos

Advogada orienta passageiros sobre direitos em casos de atrasos, cancelamentos e problemas com bagagens