Servidores do Tribunal de Justiça farão paralisação no dia 15 por melhor salário e jornada

Os servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso devem fazer uma paralisação de, pelo menos, um dia no próximo dia 15. A informação é do site Mídia Jur.

O movimento é por melhorias salariais e de condições de trabalho e jornada.

Segundo o portal, a manifestação é em protesto ao aumento de 100% no auxílio-saúde pago a juízes e desembargadores. Eles pedem que o auxílio-saúde esteja “pareado”, entre servidores e magistrados.

“Há mais de 20 anos, estamos sempre lutando para melhorar a tabela salarial. Nunca tem dinheiro… E como apareceu dinheiro tao rápido para dar o benefício aos magistrados?”, questionou Rodrigues ao Mídia Jur.

A paralisação é apoiada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso (Sinjusmat), depois que servidores iniciaram um movimento de maneira autônoma, no começo do mês. Embora o sindicato que representa a categoria esteja apoiando a manifestação, seu presidente, Rosenwal Rodrigues, disse ao Mídia Jur que a paralisação foi uma iniciativa autônoma de servidores de algumas comarcas.

Para o sindicato, não há produtividade de juízes e desembargadores sem os servidores.

Os servidores reclamam que os magistrados têm recebido diversos benefícios, enquanto categorias como a dos técnicos seguem com baixos salários e verbas.

Uma tabela elaborada por um sindicato de Minas Gerais e divulgada entre os servidores mostra que o Judiciário de Mato Grosso tem o 25º pior salário para nível médio, e o 22º para nível superior.

Haveria também abusos com relação ao teletrabalho, instituído com horas adicionais e metas inatingíveis, e problemas no Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração (SDCR), que precisaria ser rediscutido.

Depois da paralisação, a categoria deverá fazer uma assembleia-geral e, a depender da negociação com a administração do Tribunal de Justiça, poderá ser deflagrada a greve geral dos servidores.

 

Veja também

Batalhão da PM de Proteção Ambiental e Força Tática apreendem maquinários após denúncia de crime em Zona Rural

Homem é preso pela PM após esfaquear suposto amante da namorada

Polícia Civil prende mais dois envolvidos na morte do empresário Sidiney em Sorriso

Equipe do SAMU socorre trabalhador ferido em acidente de trabalho

Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em 10milhões

Advogado de empresário morto em oficina fala sobre processo do acidente de trânsito e ameaças