Servidores e profissionais liberais participam de curso sobre licenciamento e fiscalização em Sorriso

Capacitação da equipe técnica vai trazer agilidade, menos burocracia e resposta mais rápida para a população local

Mais de 200 servidores públicos e profissionais liberais participam em Sorriso, município distante 398 km de Cuiabá, do curso de aperfeiçoamento em gestão ambiental municipal promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A qualificação, que começou na terça-feira (08.4) no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso de Sorriso, se estenderá até quinta-feira (10.4).

O curso é realizado pela Superintendência de Gestão de Desconcentração e Descentralização (SGDD) da Sema, com apoio da Superintendência de Educação Ambiental (SUEAC), Diretorias de Unidades Desconcentradas (DUDs) e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso.

O objetivo é habilitar os técnicos municipais para executar as atividades de licenciamento e fiscalização, no âmbito de seus municípios. A participação dos profissionais liberais no curso foi condicionada à doação de uma cesta básica ou um saco de 20 Kg de ração para cães.

De acordo com o conteúdo programático, o curso contempla discussões sobre resíduos sólidos, depósito de defensivos, sistema de irrigação e tablados, estruturação do órgão ambiental, formação dos conselhos municipais de meio ambiente, extração mineral, loteamento, outorga subterrânea, entre outros assuntos. O secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia de Sorriso, Clovis Picolo Filho, destacou a importância da iniciativa. “A capacitação da equipe técnica vai trazer agilidade, menos burocracia e resposta mais rápida para a população local e para o setor produtivo. Além disso, vai garantir que as decisões sejam tomadas por quem conhece de perto a realidade do município, com responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento sustentável”, ressaltou o secretário.

Para a superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Ferreira, a qualificação é essencial para que os servidores municipais possam exercer as atividades com mais autonomia e conhecimento técnico. “Temos trabalhado intensamente para garantir que os servidores que atuam nos municípios sejam preparados para exercer as suas funções frente à gestão ambiental de forma cada vez mais eficiente. Capacitações semelhantes estão sendo realizadas em vários municípios polos”, assegurou.

Veja também

Padre Valdir detalha programação da Semana Santa na Paróquia São Pedro Apóstolo

Nilton Mafra relembra os 19 anos do “Grito do Ipiranga” e destaca luta pela sobrevivência do agronegócio

Ganha Tempo da Zona Leste de Sorriso registra mais de 8 mil atendimentos em 90 dias

1º Torneio Beneficente “Copa Libertadores” será realizado em Sorriso pela ONG Cirinho Sorrindo

Padre Valdivino destaca programação da Semana Santa e convida fiéis à renovação da fé

Governador: “O nosso agro é forte e está preparado para qualquer mudança global”