SES inaugura complexo regulador que vai atender 36 municípios da região Norte

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) inaugurou, nesta quarta-feira (04.05), em Sinop, o complexo regulador da Macrorregião Norte de Mato Grosso. A unidade funcionará no Escritório Regional de Saúde, localizado na cidade.

O Complexo ficará responsável pela regulação dos pedidos de procedimentos ambulatoriais e hospitalares eletivos e urgentes de 36 municípios da macrorregião Norte. As solicitações serão encaminhadas para os hospitais que atendem via Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado.

Atualmente, existem seis macrorregiões no Estado. “Estamos trabalhando para modernizar os serviços do órgão estadual de modo a facilitar o atendimento de quem está na ponta e mais precisa desse avanço. Então, com o atendimento descentralizado, as demandas são direcionadas com mais eficácia e agilidade”, disse a secretária executiva da SES, Deisi Bocalon.

A secretária adjunta de Regulação da SES, Fabiana Bardi, explica que o objetivo é descentralizar o serviço da Central Estadual de Regulação e fortalecer as centrais de regulações que já funcionam nos Escritórios Regionais de Saúde. “A maioria das demandas está concentrada na baixada cuiabana, por meio da Central Estadual de Regulação. Com essa nova unidade, o principal beneficiado é o paciente que contará com mais celeridade na busca por vagas”, pontua Fabiana.

Ângela Salles – Escritório Regional de Saúde

Antes, o médico regulador da região ficava disponível 24h à distância para realizar os atendimentos. Com a implementação da Central de Vagas do Complexo Regulador, os médicos reguladores realizarão atendimento presencial 24h. Além de médicos, ainda integram a equipe enfermeiros e profissional administrativo.

Conforme explica a diretora do Escritório Regional de Sinop, Elaine Morita, o médico regulador irá, inicialmente, buscar vagas nos hospitais mais próximos. “Caso não tenham vagas, a busca será ampliada para as outras cidades do estado. A proposta é otimizar o atendimento das demandas por hospitalização, pois com a regionalização da regulação, o atendimento fica mais próximo do paciente”, avalia a gestora.

Veja também

Operação Hospital Seguro desarticula quadrilha de fraudadores em Mato Grosso

Sorriso: MP sugere medidas para corrigir problemas em unidades básicas de saúde

Sorriso inicia campanha de vacinação contra Influenza

Saúde: Morbach Pharma atende em Sorriso na próxima quinta-feira (28)

Campanha de Vacinação contra Influenza terá início em 1º de abril em MT; imunizantes chegaram nesta semana

Campanha de conscientização contra dengue em Mato Grosso começou nesta segunda-feira (18)