SES proíbe visitas e limita acompanhantes de pacientes em hospitais

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, proibiu a realização de visitas e limitou o acesso de acompanhantes a pacientes internados em hospitais administrados pelo Estado em Mato Grosso.

A decisão do gestor consta no decreto nº 32/2022, que circulou no Diário Eletrônico desta terça-feira (25). A medida, conforme a normativa, se dá em resposta à alta de casos de covid-19 e ocorrências de surto gripal no estado.

De acordo com a norma, foram considerados os decretos vigentes que reconhecem a situação pandêmica. Além disso, a alta recente nos números da covid e o aumento da taxa de ocupação de UTIs também influenciaram na tomada de decisão.

Com a implementação da medida, ficam proibidas as visitas aos hospitais sob a gestão direta do Estado em Mato Grosso, que são: Hospital Regional de Sorriso, Hospital Regional de Colíder Masamitsu Takano, Hospital Regioanal de Sinop Jorge de Abreu, Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Carlos Souto Fontes, Hospital Regional de Alta Floresta Albert Sabin, Hospital Metropolitano Lousite Ferreira da Silva, Hospital Regional de Rondonópolis Irmã Elza Giovanella e Hospital Estadual Santa Casa.

Para o caso dos acompanhantes de pacientes internados nas unidades, ficam autorizadas aquelas pessoas que se enquadram no grupo que pode realizar o acompanhamento expresso sob previsão legal.

Dessa forma, estão autorizados acompanhantes de crianças, idosos e pessoas com deficiências. Neste tipo de situação, o revezamento dos acompanhantes se dará em casos “extremamente necessários”, conforme destaca trecho do decreto.

Veja também

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril