SES vai emitir notificação aos 141 municípios por reforço nas campanhas de vacinação contra a Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) deve emitir notificação para todos os 141 municípios de Mato Grosso, solicitando que as secretarias municipais façam campanhas de conscientização quanto a necessidade de a população tomar as doses de reforço das vacinas contra a Covid-19.

A iniciativa foi aprovada durante reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT), no dia 25 de novembro, quando também foi chancelada a recomendação para o retorno do uso das máscaras para pessoas com sintomas gripais e crianças de 5 a 11 anos em ambiente escolar. A orientação também vale para ambientes fechados com aglomeração ou de ventilação prejudicada.

“A secretaria pretende fazer uma notificação formal para os 141 municípios pedindo ajuda e passando formalmente essa recomendação. Solucionar que nos ajude nisso, pois a competência é dos municípios, ele está mais próximo do cidadão. A orientação é que faça campanha para aumentar esse índice de vacinados, que é a única coisa para impedir que o cidadão agrave em caso de infectado”, afirmou a secretária de Saúde, Kelluby de Oliveira.

A procura pelas duas doses de reforço é baixa em muitos municípios de Mato Grosso. Em Cuiabá, por exemplo, 502.205 pessoas tomaram a primeira dose de alguma das vacinas; 454.363 tomaram a 2ª; 149 mil tomaram a dose adicional e 10.596 de reforço (4ª dose) – disponível para maiores de 30 anos, conforme portal da prefeitura.

Veja também

Ambulatório de Atenção à Transexualidade já realizou mais de 300 atendimentos

SES orienta a população sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de pele

Secretário de Saúde de Sorriso, Luiz Fábio Marchioro, faz balanço de gestão e destaca avanços no SUS

Sorriso receberá evento do programa SER Família Fé e Vida com Padre Fábio de Melo

Após notificação da SES, empresa prestará serviços pediátricos por mais 90 dias

Sinop: em menos de 30 dias após assinar contrato, empresa anuncia abandono do serviço de pediatria