SES vai emitir notificação aos 141 municípios por reforço nas campanhas de vacinação contra a Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) deve emitir notificação para todos os 141 municípios de Mato Grosso, solicitando que as secretarias municipais façam campanhas de conscientização quanto a necessidade de a população tomar as doses de reforço das vacinas contra a Covid-19.

A iniciativa foi aprovada durante reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT), no dia 25 de novembro, quando também foi chancelada a recomendação para o retorno do uso das máscaras para pessoas com sintomas gripais e crianças de 5 a 11 anos em ambiente escolar. A orientação também vale para ambientes fechados com aglomeração ou de ventilação prejudicada.

“A secretaria pretende fazer uma notificação formal para os 141 municípios pedindo ajuda e passando formalmente essa recomendação. Solucionar que nos ajude nisso, pois a competência é dos municípios, ele está mais próximo do cidadão. A orientação é que faça campanha para aumentar esse índice de vacinados, que é a única coisa para impedir que o cidadão agrave em caso de infectado”, afirmou a secretária de Saúde, Kelluby de Oliveira.

A procura pelas duas doses de reforço é baixa em muitos municípios de Mato Grosso. Em Cuiabá, por exemplo, 502.205 pessoas tomaram a primeira dose de alguma das vacinas; 454.363 tomaram a 2ª; 149 mil tomaram a dose adicional e 10.596 de reforço (4ª dose) – disponível para maiores de 30 anos, conforme portal da prefeitura.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde