O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, realizou a entrega de medalhas Mérito da Segurança Pública aos profissionais das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) 15, 10 e 05 – Guarantã do Norte, Vila Rica e Barra do Garças, respectivamente. As cerimônias de entrega ocorreram nesta segunda e terça-feira (13 e 14.06).
Além dos profissionais e comandantes das forças de segurança, também prestigiaram os eventos os prefeitos de Guarantã do Norte, Érico Stevan, de Vila Rica, Abmael Borges e de Barra do Garças, Adilson Macedo.
A Medalha Mérito da Segurança Pública reconhece personalidades e profissionais das forças de segurança que contribuíram para a redução dos índices criminais nas 15 Risps do Estado em 2021.
Vila Rica foi a Risp que mais reduziu o índice de roubos, com redução de 47% em relação ao ano de 2020, e ficando em segundo lugar na redução de homicídios, totalizando 37% de queda no número de ocorrências. Já a Risp de Guarantã do Norte ficou em segundo lugar na redução de roubos, com queda de 29%, seguida da Risp de Barra do Garças, que reduziu em 27% o mesmo crime.
O prefeito de Barra do Garças pontuou a importância do trabalho das forças de segurança para o desenvolvimento dos municípios.
“Não existe crescimento socioeconômico sem investimentos na segurança pública. Muitos empresários que querem se estabelecer em nossa cidade buscam saber principalmente os índices criminais e nos últimos anos a RISP 5 tem tido bons índices graças a esses valorosos profissionais que estão na linha de frente”, pontuou Adilson Macedo.
Já o secretário Alexandre Bustamante relembrou da realidade do Estado em 2019, quando a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) tinha restos a pagar na ordem de R$ 600 milhões, além de viaturas paradas, material de trabalho defasado e diversos problemas devido a outras gestões.
Bustamante também lembrou como os investimentos do Governo do Estado e o empenho dos servidores no combate à criminalidade transformaram a realidade da segurança de Mato Grosso.
“Quem tem mais tempo de casa, sabe como a segurança tem melhorado, fruto dos investimentos do Governo do Estado e de cada profissional da segurança pública que atua nos 141 municípios de Mato Grosso. Hoje o meu papel é agradecer o empenho e o trabalho executado de todos vocês. Quem recebeu essa medalha é por meritocracia, porque trabalhou dia e noite por uma sociedade mais segura para nossas famílias” destacou Alexandre Bustamante.
Também acompanharam as entregas o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alessandro Borges, o delegado-geral da Polícia Civil, Mário Demerval, o subchefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Wilker Soares Sodré, o diretor de Interiorização da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Mairo Fábio Camargo e o deputado estadual Dilmar Dal Bosco.