Sesp entrega medalhas a profissionais de segurança por contribuírem com a redução de índices criminais

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, realizou a entrega de medalhas Mérito da Segurança Pública aos profissionais das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) 15, 10 e 05 – Guarantã do Norte, Vila Rica e Barra do Garças, respectivamente. As cerimônias de entrega ocorreram nesta segunda e terça-feira (13 e 14.06).

Além dos profissionais e comandantes das forças de segurança, também prestigiaram os eventos os prefeitos de Guarantã do Norte, Érico Stevan, de Vila Rica, Abmael Borges e de Barra do Garças, Adilson Macedo.

A Medalha Mérito da Segurança Pública reconhece personalidades e profissionais das forças de segurança que contribuíram para a redução dos índices criminais nas 15 Risps do Estado em 2021.

Vila Rica foi a Risp que mais reduziu o índice de roubos, com redução de 47% em relação ao ano de 2020, e ficando em segundo lugar na redução de homicídios, totalizando 37% de queda no número de ocorrências. Já a Risp de Guarantã do Norte ficou em segundo lugar na redução de roubos, com queda de 29%, seguida da Risp de Barra do Garças, que reduziu em 27% o mesmo crime.

O prefeito de Barra do Garças pontuou a importância do trabalho das forças de segurança para o desenvolvimento dos municípios.

“Não existe crescimento socioeconômico sem investimentos na segurança pública. Muitos empresários que querem se estabelecer em nossa cidade buscam saber principalmente os índices criminais e nos últimos anos a RISP 5 tem tido bons índices graças a esses valorosos profissionais que estão na linha de frente”, pontuou Adilson Macedo.

Já o secretário Alexandre Bustamante relembrou da realidade do Estado em 2019, quando a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) tinha restos a pagar na ordem de R$ 600 milhões, além de viaturas paradas, material de trabalho defasado e diversos problemas devido a outras gestões.

Bustamante também lembrou como os investimentos do Governo do Estado e o empenho dos servidores no combate à criminalidade transformaram a realidade da segurança de Mato Grosso.

“Quem tem mais tempo de casa, sabe como a segurança tem melhorado, fruto dos investimentos do Governo do Estado e de cada profissional da segurança pública que atua nos 141 municípios de Mato Grosso. Hoje o meu papel é agradecer o empenho e o trabalho executado de todos vocês. Quem recebeu essa medalha é por meritocracia, porque trabalhou dia e noite por uma sociedade mais segura para nossas famílias” destacou Alexandre Bustamante.

Também acompanharam as entregas o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alessandro Borges, o delegado-geral da Polícia Civil, Mário Demerval, o subchefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Wilker Soares Sodré, o diretor de Interiorização da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Mairo Fábio Camargo e o deputado estadual Dilmar Dal Bosco.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso