Sesp lança mobilização estadual da Operação Shamar no combate à violência contra a mulher

Ações tiveram início no dia 1º de agosto e seguem até 4 de setembro; evento no Parque das Águas marca o “Dia D” da mobilização nacional

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) realiza, nesta quinta-feira (7.8) às 17h, no Parque das Águas, em Cuiabá, a cerimônia de lançamento da Operação Integrada Shamar 2025, voltada ao combate à violência contra a mulher. As ações da operação tiveram início no dia 1º de agosto e seguem até 4 de setembro e o evento marca o “Dia D” da mobilização nacional.

Durante o período da operação, as forças de segurança estaduais atuarão de forma integrada com o objetivo de combater a violência de gênero e contribuir para o fortalecimento da sensação de segurança em todo o estado de Mato Grosso.

A Polícia Civil intensifica o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, enquanto a Polícia Militar atua com ações ostensivas e repressivas. As atividades também contarão com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e de instituições municipais.

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Shamar ocorre em todo o território nacional tradicionalmente no mês de agosto. A iniciativa faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos de promulgação neste dia 7 e integra a campanha Agosto Lilás.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Arena Pantanal receberá duelo entre Fortaleza e Palmeiras

Banco Central e Receita Federal são autorizados a realizar concursos

Regras do período de defeso eleitoral começam a valer neste sábado

Quatro em cada 10 brasileiros nunca ouviram falar em economia circular

China cria mecanismos financeiros na África para não depender de dólar

Cientistas da Fiocruz podem produzir vacina completa contra a malária