Simulação de acidente chama atenção para riscos com uso do celula no trânsito em Sorriso

Objetivo é conscientizar a população sobre os riscos de acidentes, especialmente envolvendo veículos de duas rodas e as distrações causadas pelo uso do celular.

Na manhã desta sexta-feira, uma simulação de acidente de trânsito foi realizada no cruzamento da Avenida Blumenau com a Perimetral Sudoeste em Sorriso, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e as consequências dos sinistros nas vias urbanas. A ação integrou um trabalho educativo voltado à prevenção e à segurança no trânsito.

A atividade foi a segunda simulação promovida de forma conjunta pela Guarda Municipal de Trânsito, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O cenário reproduziu uma situação real de acidente, especialmente envolvendo veículos de duas rodas, que, segundo as autoridades, estão entre os mais vulneráveis no trânsito.

O coordenador da Guarda Municipal de Trânsito, Márcio Pires, destacou que motociclistas e condutores de veículos similares costumam sofrer os maiores danos em colisões. “Sabemos que os veículos de duas rodas, quando se envolvem em acidentes, têm as pessoas mais prejudicadas. Desde 2025 estamos trabalhando fortemente com ações de orientação, e hoje realizamos mais um trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros”, afirmou. Ele também ressaltou que, apesar de se tratar apenas de uma encenação, a situação representa a realidade enfrentada diariamente no município.

O sargento Teotônio, do Corpo de Bombeiros, reforçou o caráter educativo da iniciativa. “Felizmente isso aqui é apenas uma simulação, mas é a situação que encontramos todos os dias em Sorriso. É um trabalho de conscientização para mostrar a realidade do trânsito. São frequentes os acidentes envolvendo motos e carros e, mais recentemente, temos observado também o aumento de ocorrências com motos elétricas. É preciso evitar ao máximo as distrações, e o celular é hoje a principal delas”, alertou.

A simulação contou ainda com a participação de atores de grupos ligados à Secretaria Municipal de Cultura, que ajudaram a tornar a encenação mais realista. A iniciativa buscou chamar a atenção da comunidade para atitudes responsáveis no trânsito e reforçar a importância da atenção, do respeito às leis e da preservação da vida.

Veja também

Homem é encontrado morto em avançado estado de decomposição no Morada do Bosque

MP recomenda suspensão de alvará e aponta irregularidades na mudança de zoneamento em Sorriso

Guarda de Trânsito flagra adolescentes em ciclomotor irregular e reforça alerta sobre uso de capacete

Polícia Civil prende dois suspeitos de homicídio em barbearia no bairro São José

Carreta carregada com tijolos tomba entre residências no bairro São José, em Sorriso

Colisão entre caminhões na BR-163 deixa motorista preso ao volante