Sindicato e Secretarias Municipais de Sorriso discutem direitos de professores com aulas excedentes

Em uma reunião realizada nesta terça-feira (29/08), a partir de uma provocação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorriso (Sinsems), representantes das secretarias de Administração e de Educação se reuniram para debater diversas questões, com foco especial nas aulas excedentes. O encontro ocorreu em um esforço conjunto para compreender e abordar as preocupações dos professores que assumem aulas excedentes nas escolas municipais.

Durante a reunião, foi destacada a importância das aulas excedentes para os professores, uma vez que aqueles que se encarregam dessas aulas já possuem familiaridade com o ambiente escolar, alunos, pais, colegas e as normas da instituição. O presidente do Sinsems, entidade que tem acompanhado de perto o desenvolvimento dessas discussões, enfatizou que os professores que assumem as aulas excedentes têm atendido às demandas de maneira exemplar. No entanto, de acordo com o estatuto, esses profissionais não têm direito a férias, recesso ou licenças médicas relacionadas a essas aulas adicionais.

Após um diálogo construtivo, os participantes da reunião chegaram a um consenso: a elaboração de um projeto de lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores. O objetivo desse projeto é garantir que, a partir do próximo ano letivo, os professores que assumam aulas excedentes também tenham direito a benefícios trabalhistas.

O presidente do Sinsems, Leocir Faccio, expressou sua satisfação com os resultados das discussões: “Acreditamos que esse é um avanço significativo, tanto para os professores quanto para os resultados da educação como um todo. Agradecemos à administração por atender a esse pedido que vem diretamente da base, dos próprios professores”.

A iniciativa de discutir e buscar soluções para as preocupações dos professores com aulas excedentes demonstra um compromisso mútuo entre o sindicato, as secretarias municipais e a gestão como um todo. Esse esforço conjunto visa garantir melhores condições de trabalho para os educadores, o que pode resultar em um impacto positivo na qualidade da educação oferecida nas escolas municipais de Sorriso. O projeto de lei proposto deverá ser analisado pela Câmara de Vereadores, com a possibilidade de se tornar um importante marco na legislação trabalhista educacional da região.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais