Sindicato pede que frentistas façam parte do grupo prioritário de vacinação contra Covid-19

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo), pediu para que o governo do estado inclua os frentistas na lista prioritária da vacinação contra a Covid-19.

Um ofício solicitando a inclusão foi encaminhado ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. “Em apoio aos sindicatos que representam mais de 15 mil trabalhadores de 1.000 postos em todo o Estado, salienta que a categoria atua em um serviço essencial para a população”, diz trecho.

Conforme o diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares, mesmo que esses profissionais trabalhem sob condições seguras, estão sujeitos a contaminação. “A própria atividade os expõem a uma possibilidade muito maior de contaminação, seja no manuseio de chaves, seja no manuseio de equipamentos para recebimento de pagamentos, seja no manuseio de dinheiro”, afirma.

De acordo com o Decreto Federal n. 10.282, de 20 de março de 2020, produção de petróleo, distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados de petróleo, são consideradas atividades essenciais e estão liberadas a funcionar durante a pandemia mesmo que os estados e municípios determinem medidas mais rígidas como o lockdown, por exemplo.

“Os frentistas realizam um serviço essencial para a sociedade em rodovias e estabelecimentos nas cidades, estado expostos ao vírus. Nas rodovias o transporte, serviços de ambulâncias, médicos, enfermeiros, policiais e toda a classe que atua no combate a pandemia dependem do atendimento do trabalhador de postos para continuarem os serviços”, finaliza o ofício.

Veja também

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT