Sinfra assina contrato para iniciar obras de pavimentação em Ipiranga do Norte

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), assinou contrato para pavimentar 22,14 quilômetros da rodovia MT-010, do trecho do entroncamento da MT-484 até o entroncamento da MT-242, em Ipiranga do Norte (distante a 439 km de Cuiabá).

O contrato foi assinado junto à construtora Tripolo e está publicado no Diário Oficial do Estado que circula nesta terça-feira (19.05). As obras são fruto de um termo de cooperação firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Ipiranga do Norte no mês de fevereiro.

Com a cooperação, a Sinfra ficou responsável por licitar a execução das obras, com exceção de alguns serviços que serão executados diretamente pela prefeitura, sem transferência de recursos. Entre ele, estão às obras complementares, sinalização e controle e recuperação ambiental, por exemplo.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, a cooperação é um importante modelo de trabalho, pois permite que os custos das obras sejam menores, já que os municípios também compartilham a responsabilidade de executar a pavimentação.

Além disso, essa obra teve seu custo ainda mais reduzido do que previsto, pois a licitação da Sinfra, cujo o valor referência era de pouco mais de R$ 11 milhões, apresentou deságio. Agora a obra será executada por R$ 9,2 milhões.

“Como a Sinfra está pagando em dia os fornecedores, nossas licitações apresentam deságio e estamos conseguindo reduzir os valores.  Com isso está sendo possível o Estado   entregar obras de qualidade com custo mais baixo”, disse o secretário.

Prefeito de Ipiranga do Norte assinou parceria com o Governo do Estado para execução das obras. 

Para o prefeito de Ipiranga do Norte, Pedro Ferronato, a assinatura do contrato para a execução das obras é um importante passo para a realização do sonho de ter a pavimentação no município, que trará inúmeros benefícios para a região.

“É um desejo antigo da comunidade e está todo mundo radiante de felicidade. Tem a participação fundamental dos produtores dessa região. Um pessoal comprometido que está nos ajudando, engajado. Além da valorização de nossa região, vai diminuir o custo de logística e gerar alternativas muito boas para favorecer a produção do município”, disse.

Além de beneficiar o escoamento da produção agrícola dos cerca de 500 mil hectares de lavoura no município, a pavimentação também vai melhorar a logística para as áreas da educação e saúde, que terão mais uma rota alternativa para se chegar ao município de Lucas do Rio Verde.

“Vai nos auxiliar principalmente na questão de saúde, pois teremos mais uma via para encaminhamento dos pacientes. Hoje encaminhamos para Sorriso, mas com esse asfalto vai ficar mais fácil para encaminhar para Lucas do Rio Verde. E isso vale também para educação, para aqueles que fazem ensino superior e vão ter acesso à Unemat em Lucas do Rio Verde”, lembrou o prefeito.

Por isso, segundo o prefeito, a expectativa para início das obras é grande. “É uma obra que vai trazer muitas oportunidades. É um presente para toda a região e comunidade. O pessoal está muito feliz com o Governo do Estado pelas ações que estão sendo implementadas e com os resultados que estamos conseguindo”, encerrou.

Veja também

Acidente na região central de Sorriso deixa jovens feridas em colisão entre moto e automóvel

Identificadas vítimas de acidente fatal na MT 249; quatro servidoras de Tapurah morreram

Operação Lei Seca em Sorriso realizada com sucesso na 21ª Edição de 2024

Acidente fatal na MT-249 em Nova Mutum deixa pelo menos três pessoas mortas

Sorriso: colisão entre duas motocicletas deixa uma pessoa ferida

Colisão entre duas ambulâncias da Saúde deixa três pessoas feridas