Sinop, Sorriso, Lucas, Mutum e mais 14 da Regional receberão 11,5 mil doses da AstraZeneca contra Covid

Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itáuba, Marcelândia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Santa Carmen, Santa Rita do Trivelato, Trapurah, União do Sul e Vera que fazem parte da regional Teles Pire receberão mais 11.580 doses de vacinas AstraZeneca e da Pfizer. A definição foi divulgada, há pouco, pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso

Sinop lidera o número de doses com 4.050. Sorriso receberá 2.450 doses, seguido de Lucas do Rio Verde (1.110), Nova Mutum (835), Marcelândia (430), Cláudia (395), Feliz Natal (370), Vera (350), Nova Ubiratã (290), Tapurah (260),  Itanhangá (220), Itáuba (145), Santa Rita do Trivelato (120), União do Sul (140), Santa Carmem (126),  Ipiranga do Norte (146) e Nova Santa Helena (135).

Para a vacina AstraZeneca, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 90 dias. O detalhamento das vacinas por público-alvo pode ser acessado no documento em anexo

A pactuação estabelece ainda que os imunizantes ficarão armazenados na Rede de Frio Estadual e entregues em data mais próxima do prazo para a segunda aplicação. A medida leva em consideração ofício do Ministério da Saúde, que trata da guarda das segundas doses da vacina AstraZeneca, considerando o alto número de pessoas já imunizadas com a primeira dose do imunizante e a possiblidade de os municípios utilizarem os quantitativos de forma equivocada.

O documento pactua ainda o armazenamento de 20 doses da AstraZeneca na Rede de Frio Estadual, como novo estoque estratégico para reposição de eventuais perdas técnicas.  Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.

Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária  e com o apoio da segurança pública.

A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização, do Ministério da Saúde. Até o momento, Mato Grosso já recebeu 1.684.920 doses de imunizantes contra a Covid.

Veja também

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano