Sinop tem 6 pré-candidatos na disputa pela Prefeitura

A disputa pela vaga de prefeito em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) tem esse ano 6 concorrentes, já que a atual gestora, Rosana Martinelli (PL) recuou da candidatura à reeleição. Para o pleito, que será realizado em 15 de novembro, cada candidato poderá gastar R$ 1,2 milhão, valor 13,9% maior do que o autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2016.

Juarez Costa (MDB)
Atualmente como deputado federal, Juarez Costa pretende retornar ao cargo de prefeito, que exerceu entre 2013 e 2017. Antes disso, já foi vereador, e tentou ser candidato federal em 2002 – quando acabou ficando como suplente. Foi sucedido por Rosana Martinelli, que agora irá enfrentar nas urnas.

Professor Roberto Arruda (PT)
Novato na política, o diretor do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Sinop irá enfrentar um eleitorado conservador. Ele é graduado em Pedagogia, com especialização em Ciências Políticas, mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana. No município é conhecido pelo envolvimento com os movimentos sociais.

Roberto Dorner (Republicanos)
O empresário do agronegócio e da comunicação concorre ao Executivo municipal tendo como vice o produtor rural e ex-vereador Danton Martini (Patriotas). A aliança entre os dois marca o fim de uma era, já que nas eleições de 2016 foram adversários políticos, tendo Roberto 20,5 mil votos contra 16 mil votos de Dalton. Dorner participa de eleições desde 2010, quando alcançou a suplência de deputado federal e chegou a assumir a vaga durante 9 meses.

Jorge Yanai (PODE)
Médico, com especialidade em ginecologia, obstetrícia e medicina de tráfego, Jorge Yanai é 1º suplente do senador Wellington Fagundes. Concorreu à Prefeitura de Sinop em 1988, mas acabou perdendo para Adenir Barbosa. Traz em sua chapa como vice a Sargento Lucelia, que chegou a ser anunciada como 1ª suplente de Elizeu Nascimento (DC) durante a primeira fase das eleições para o Senado, mas com o adiamento, acabou desistindo e optando por concorrer à prefeitura.

Delegado Sérgio Ribeiro (PSL)
Seguidor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o delegado Sérgio Ribeiro afirma ter como valores “família e pátria”. Em 2018 participou das eleições como candidato a deputado estadual, mas não foi eleito. Servidor público, ingressou na carreira de delegado em 2007, na delegacia de Colíder (650 km ao norte). De lá foi transferido para Sinop em 2013, onde já atuou como delegado regional. Em sua lista de apoiadores estão os deputados Ulysses Moraes (PSL) e Elizeu Nascimento (DC).

Joacir Testa (PSDB)

Para essas eleições, o PSDB decidiu lançar a candidatura do recém-chegado Joacir Testa, vereador que era filiado ao PDT e mudou de sigla durante a janela partidária, em março. Entre os apoios no palanque para dar força à candidatura está o candidato ao Senado, Nilson Leitão (PSDB). Além disso, Testa pretende contar com a força da bancada na Câmara de Vereadores, que a segunda maior no município.

Veja também

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos

Ex-presidente Jair Bolsonaro inicia roteiro de visitas em Mato Grosso com foco nas eleições de 2024

Vereador Leandro Damiani deixa o PSDB e se filia ao MDB para ser pré-candidato a Prefeito de Sorriso