Sinop: vereador preso pela Polícia Federal passa por oitiva na corregedoria em suposta quebra de decoro

O corregedor da câmara de vereadores, professor Mário Sugizaki (Podemos), confirmou, em entrevista, ao Só Notícias, que o vereador Toninho Bernardes passou, há pouco, por oitiva oficial com a corregedoria. O parlamentar foi preso, na última quarta-feira, na segunda fase da operação Terra Envenenada, da Polícia Federal, acusado de envolvimento em um esquema de contrabando de agrotóxicos ilegalmente importados do Paraguai e China, e foi solto na quinta-feira.

Não foi confirmado, no entanto, qual o teor e quais as alegações apresentadas pelo parlamentar durante a oitiva, mas o corregedor ponderou que “vamos fechar o relatório, até o final dessa semana, e depois definir os próximos passos”, salientou.

Sugizaki também confirmou que recebeu, esta tarde, ofício protocolado pela advogada Janaína Lino Serra Teixeira, que requer que a câmara de vereadores, adote as medidas para apurar se houve quebra de decoro parlamentar por parte de Toninho. No documento, Teixeira apontou que o fato deixou a população de Sinop assustada, “tendo em vista que nunca na história da cidade um vereador eleito pelo povo teve o seu gabinete, vistoriado/visitado pela Polícia Federal, através de mandado de busca e apreensão, e a decretação/cumprimento a prisão temporária”.

Ela ainda citou falas do delegado de Polícia Federal, Rodrigo Martins, apontando que é investigado que o vereador seria responsável por receber e fazer a distribuição dos produtos contrabandeados, na região. Na operação, outros seis suspeitos, também tiveram prisões decretadas.

Caso seja comprovado que houve quebra de decoro, Toninho perderia o mandato, seguindo determinação da Lei Orgânica Municipal e também da Constituição Federal. No regimento interno da câmara, é definido que a apuração deve ser feita pela mesa diretora, resguardado o direito de ser proposta a criação de comissão de inquérito.

“Ressalto que tal pedido não visa apurar a culpabilidade do vereador, que será feito através do devido processo legal em sua esfera de competência, e sim se o mesmo faltou ou não com o devido decoro parlamentar, como lhe é exigido no momento de sua diplomação como um representante do povo”, completou ainda a advogada.

O grupo movimentou milhões com agrotóxicos contrabandeados já que foram transportadas toneladas de produtos, através de caminhões, saindo da fronteira e sendo feita comercialização no Nortão. A PF também cumpriu mandados de buscas e apreensões, além de prisões, em Sorriso, Feliz Natal, São Paulo, Campo Grande (MS) e Terra Roxa (PR).

Outro lado
Na sessão de hoje, o vereador Toninho Bernardes voltou a afirmar que provará a sua inocência. “Vou provar, diante da justiça, bem como diante desta casa, a minha inocência. Nunca me envolvi com ato ilícito de maneira alguma, sempre prestei um serviço à sociedade sinopense, como homem público, mesmo na área da segurança”, garantiu.

O parlamentar ainda destacou que continuará em seu mandato, e que o único material apreendido foi seu telefone. “Não tenho dúvida que no decorrer desta semana ou deste mês nós vamos provar nossa inocência, e mostrar a população sinopense que eles elegeram um homem sério, que tem compromisso com a verdade”.

Veja também

Sorriso: pesquisa aponta Damiani como favorito entre pré-candidatos à Prefeitura

Câmara Municipal de Sorriso aprova reajuste de 108% nos salários dos vereadores a partir de 2025

Após articulações, vereador Mauricio Gomes comemora construção de viaduto em Sorriso

Governo lança plano de prevenção e combate à violência contra a mulher

TRE-MT regulamenta primeira eleição no município de Boa Esperança do Norte

Ex-Presidente Jair Bolsonaro confirma agenda intensa em cinco cidades Mato-Grossenses em abril