Sistema de videomonitoramento é expandido para Escolas Municipais de Sorriso

Na tarde desta segunda-feira (6), o prefeito interino de Sorriso, Gerson Bicego, conduziu uma importante reunião com a secretária de Educação, Lúcia Drechsler, e os coordenadores do Departamento de Tecnologia da Informação (TI), Mec-Uzaid Siqueira e Klaiton Monteiro. O encontro tinha como objetivo avaliar o progresso do processo de instalação de um sistema de videomonitoramento nas 38 unidades escolares que compõem a rede municipal de ensino.

A colaboração estreita entre as secretarias de Educação (Semed) e Administração (Semad), à qual o Departamento de Tecnologia da Informação está vinculado, com o apoio de outras pastas, tem possibilitado avanços significativos nesse serviço. Além da instalação de câmeras e equipamentos para monitoramento remoto das unidades escolares, o sistema também está sendo expandido para as salas de aula, aumentando assim a segurança de alunos, professores e, evidentemente, dos pais.

De acordo com Mec-Uzaid Siqueira, as escolas municipais do Distrito de Primavera, o Centro Municipal de Ensino Básico de Sorriso (Cmeb), a Jardim Bela Vista e a Papa João Paulo II já estão 100% monitoradas com câmeras e os dispositivos necessários para a captação e armazenamento de dados. Esse processo começou em 2018 e continua a ser implementado gradualmente, com a expectativa de que todas as unidades estejam devidamente monitoradas até a metade do próximo ano.

A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, ressaltou a importância desse projeto: “Este é um desejo tanto dos pais quanto de nossas equipes, e o monitoramento certamente contribuirá para reforçar a sensação de paz nas unidades escolares, além de aprimorar processos e protocolos.”

A implementação do monitoramento nas escolas representará um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. Considerando o monitoramento da rede municipal de ensino e de outros edifícios da Administração Pública, o volume de recursos investidos chegará a um total de R$ 9 milhões.

Uma central de monitoramento das unidades escolares está sendo preparada e estará localizada na Secretaria de Educação (Semed). Além disso, desde abril, as câmeras externas estão interligadas ao sistema de vigilância das forças de segurança.

O prefeito interino Gerson Bicego enfatizou o avanço significativo na transparência ao expandir o monitoramento para dentro da sala de aula, afirmando: “Alunos mais seguros e, igualmente, os profissionais da educação terão sua prática docente devidamente resguardada, à medida que o sistema permitirá esclarecer qualquer dúvida ou interpretação equivocada acerca do trabalho do professor em sala de aula.”

Veja também

Polícia Civil cumpre mandados contra investigado por armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil em Nova Mutum

Desenvolve MT explica o que é importante saber antes de solicitar o crédito

Cursos de capacitação em parceria com o Senac são destaque no programa A Voz do Povo

Campanha de doação de sangue do Rotary Clube de Sorriso segue até sábado (07)

Carreta carregada com tijolos tomba entre residências no bairro São José, em Sorriso

PM desarticula ponto de distribuição de drogas do Comando Vermelho em Sorriso e apreende mais de 8 kg de entorpecentes