Site do Indea disponibiliza mapa da dispersão da ferrugem asiática

O mapa com a dispersão da ferrugem asiática da soja, referente às amostras coletadas pelos agentes e fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), nas unidades de produção de soja no Estado passam a ser disponibilizadas no site www.indea.mt.gov.br a partir desta segunda-feira (28.03). Basta acessar o site e clicar na aba de Sanidade Vegetal > Soja.

As análises fitossanitárias são realizadas pelo Laboratório de Sanidade Vegetal (LSV) da autarquia, que desde 2019 realiza análises diagnósticas de ferrugem asiática da soja, que é uma das principais doenças da cultura, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

As análises são realizadas por exame direto em estereomicroscópio, e os laudos com os diagnósticos fitossanitários indicam se foi constatada incidência da doença na amostra, o nº de lesões por folha e o grau de severidade.

O primeiro foco de ferrugem asiática da safra 2021/2022 constatado pelo Indea em 11 de janeiro de 2022, mês que teve 55 coletas de amostras, com a constatação da doença em 8 propriedades.

Em fevereiro, foram realizadas 136 coletas de amostras, das quais 74 apresentaram a ocorrência da doença. No mês de março, até a presente data, foram realizadas 93 coletas de amostras, das quais 73 tiveram incidência da doença, em diferentes graus de severidade.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

Indea fachada

Indea cumpre determinação da Anvisa e suspende agrotóxico em MT

Semeadura da soja

Plantio de soja em Mato Grosso deve iniciar em 16 de setembro

O presidente Jair Bolsonaro participa do lançamento do Plano Safra 2022/23. Presentes à solenidade os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes e o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro

Plano Safra 2022/2023 anuncia R$ 340,8 bilhões para a agropecuária

Indea fachada (1)

Indea cumpre determinação da Anvisa e suspende agrotóxico em MT

WhatsApp Image 2022-06-23 at 08.18.58

A Voz do Povo: Sorriso FM marca presença na FAMATO EMBRAPA SHOW em Cuiabá (vídeo)

MT quer ser o 1º estado a coletar dados da agricultura familiar

Governo de MT vai coletar dados sobre agricultura familiar para subsidiar políticas públicas do setor