Cuiabá| Mato Grosso| Sorriso

Sorrisense é escolhido com grupo de autistas para assistir jogo do Cuiabá Esporte Clube

O Programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, proporcionou uma experiência inesquecível para o pequeno Antônio, de 6 anos, e outros sete autistas. Eles tiveram a oportunidade de assistir ao jogo do Cuiabá Esporte Clube contra o Bahia, na Arena Pantanal, em um camarote especial. A iniciativa é uma parceria do Governo de Mato Grosso com o time de futebol.

Josemar Moré Pereira, pai de Antônio, expressou sua gratidão pela oportunidade e destacou a alegria estampada no rosto do filho. Antônio é um grande fã de futebol e essa foi sua primeira vez em um estádio. A família, que é do município de Sorriso, estava em Cuiabá de férias quando soube da ação do governo estadual e se inscreveu imediatamente.

“A gente evita lugares com muitas pessoas devido à condição do Antônio e ao barulho. Mas assim que minha esposa viu essa oportunidade, correu para fazer a inscrição. Ver a alegria no rosto do meu filho não tem preço. Agradeço à primeira-dama, Virginia Mendes, por entender os autistas e proporcionar esse momento de lazer. Também convido os pais a fazerem a inscrição, não importa a cidade em que vivam, e aproveitarem essa oportunidade. Vale muito a pena”, declarou Josemar.

Grasi Bugalho, secretária de Estado de Assistência Social, destacou a importância da inclusão dos autistas e elogiou a iniciativa da primeira-dama. Ela ressaltou a relevância da Carteira de Identificação do Autista, que possibilita o acesso a diversos serviços e enfatizou o compromisso do governo com a inclusão.

Emanuelle Aparecida Paloni, mãe de Pedro, de 5 anos, também elogiou a iniciativa do Governo Estadual e ressaltou a importância da inclusão na sociedade. Ela expressou sua satisfação ao ver o filho interagindo e se divertindo no estádio, enfatizando a importância de um olhar inclusivo das pessoas.

Valquíria da Silva, mãe de Lucas, de 4 anos, agradeceu à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e a todos os parceiros envolvidos na ação. Ela expressou sua surpresa e gratidão pela oportunidade oferecida pelo governo, ressaltando a felicidade de seu filho e a importância desse tipo de iniciativa.

A seleção dos oito torcedores e seus acompanhantes foi realizada por meio de sorteio entre os beneficiários cadastrados na Carteira de Identificação do Autista (CIA), emitida pelo aplicativo MT Cidadão. O programa é uma parceria entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Setasc, e o Cuiabá Esporte Clube.

Para participar do sorteio, é necessário possuir a Carteira de Identificação do Autista. Beneficiários de todo o estado de Mato Grosso podem se inscrever, lembrando que deslocamento e hospedagem não são custeados, sendo disponibilizadas apenas as entradas para o camarote.

A Carteira de Identificação do Autista é emitida gratuitamente pela Setasc e contém informações específicas da pessoa com transtorno do espectro autista, além de contatos de emergência e informações do representante legal ou cuidador. O cadastro pode ser feito pelo aplicativo MT Cidadão e o prazo para emissão da carteira digital é de cinco dias, enquanto a carteira física leva até 30 dias.

Os interessados em obter mais informações podem entrar em contato pelos telefones (65) 98421-4080/(65) 3613-5711 ou pelo site da Setasc. A iniciativa visa promover a inclusão e proporcionar momentos de lazer e diversão para os autistas e suas famílias.

Veja também

Termina hoje prazo de inscrições para o Simpósio sobre Segurança Jurídica no Agronegócio

Exploração de madeira em Mato Grosso está proibida até 1º de abril

Incêndio destrói casa de madeira em área rural de Sinop

Duplicação da BR-163 está na lista em que Mato Grosso é o melhor do país

Procon-MT orienta sobre direitos dos consumidores com as mudanças na CNH

Ciopaer e Bombeiros resgatam vítima perdida há três dias na Floresta Amazônica