Confira o resultado das eleições para Conselheiros Tutelares em Sorriso

O processo de escolha dos conselheiros tutelares chegou ao fim neste domingo, 1º de outubro, às 17 horas, e por volta das 22h30 do mesmo dia, já estavam definidas as cinco novas lideranças comunitárias que atuarão na preservação dos direitos das crianças e adolescentes durante o pleito 2024/2027. Os novos membros tomarão posse no dia 9 de janeiro de 2024.

O processo eleitoral registrou um total de 2.208 votos válidos e 12 votos nulos, distribuídos entre as dez seções eleitorais, localizadas em nove escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) do município.

“A partir de janeiro do próximo ano, os novos representantes assumirão seus cargos, desempenhando uma função social de grande importância e responsabilidade em nossa sociedade, na preservação dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, destacou a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

O processo seletivo dos conselheiros tutelares seguiu diversas etapas, incluindo inscrições e apresentação de documentos, prova de conhecimentos específicos, avaliação psicológica e, finalmente, a escolha por voto popular.

Os conselheiros tutelares receberão uma remuneração de R$ 5.400,00, além de um vale-alimentação no valor de R$ 400, horas extras e sobreaviso. Eles atuam como guardiões das crianças e adolescentes, evitando a violação ou ameaça de seus direitos, além de promover o encaminhamento adequado aos pais e responsáveis, mediante termo de responsabilidade, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Abaixo, os candidatos escolhidos pelo voto popular:

  1. Beatriz do Nascimento Silva – 362 votos
  2. Ana Claudia Mariani Brizola – 359 votos
  3. Morgana B. K. dos Santos – 311 votos
  4. Angela Raimunda de J. F. Costa – 281 votos
  5. Marlene da Cruz Bogo – 171 votos

Os candidatos que ficaram na suplência foram:

  1. Érica – 153 votos
  2. Elisabeth – 136 votos
  3. Elenice – 108 votos
  4. Natanael – 102 votos
  5. Leia de Oliveira – 80 votos
  6. Adriano Grando – 52 votos
  7. Lana – 49 votos
  8. Laura – 33 votos
  9. Dirciane – 08 votos
  10. Jéssica – 03 votos

A seleção dos novos integrantes foi conduzida em parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria de Assistência Social (Semas). O resultado oficial será divulgado no Diário Oficial, conforme informou a presidente do CMDCA, Joeli Gomes.

“Em nome do CMDCA, agradecemos à secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, e ao Ministério Público pela parceria e atuação durante todo o processo de escolha do Conselho Tutelar”, ressaltou.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal