Sorriso: 1.ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente aborda a emergência climática

A 1.ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente (1.ª CIMA), organizada pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa), ocorrerá no dia 7 de novembro, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), polo de Sorriso. Com o tema central “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”, o evento visa construir propostas para enfrentar os desafios climáticos e eleger delegados que representarão os municípios na etapa estadual.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por qualquer pessoa acima de 16 anos através de um link disponibilizado pelo Cidesa. Ao final do evento, os participantes receberão um certificado de oito horas. Juliano Mezzalira, secretário-adjunto de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec) de Sorriso, destaca a importância da conferência como uma etapa inicial para a participação dos municípios na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). As discussões e propostas geradas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual, que as debaterá na conferência estadual.

Miguel Vaz Ribeiro, presidente do Cidesa e prefeito de Lucas do Rio Verde, enfatiza que o objetivo é promover a participação ativa dos municípios do consórcio nas rodadas de conversas que precedem o evento nacional, previsto para maio de 2025.

A conferência abordará cinco eixos temáticos que nortearão os debates:

  1. Mitigação: Redução de emissões nos setores de agricultura, energia, indústria, transporte e florestas.
  2. Adaptação e Preparação para Desastres: Estratégias para enfrentar e minimizar os danos das mudanças climáticas.
  3. Justiça Climática: Superação de desigualdades, incluindo questões de gênero, racismo ambiental e direitos das crianças e dos idosos.
  4. Transformação Ecológica: Inovações em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e transição para uma economia de baixo carbono.
  5. Governança e Educação Ambiental: Fomento a valores socioambientais e ao controle social.

A 1.ª CIMA é uma oportunidade para a comunidade se engajar na luta contra a emergência climática e contribuir para um futuro mais sustentável.

Veja também

Associação de Mulheres que apoiam mulheres organiza evento alusivo ao Janeiro Branco

MT amplia relações comerciais internacionais com exportações para mais 5 países

Delegado Bruno França avalia avanços na segurança pública em 2024 em entrevista à Sorriso FM

Tolerância Zero: PM prende dois homens após disparos de arma de fogo em Sorriso

Sorriso: PM apreende 30 veículos que faziam arruaça em ‘rolezinho’

Sema deflagra 298 operações e aplica R$ 1,6 bilhão em multas contra crimes ambientais em 2024