Com o objetivo de qualificar profissionais e atender a demanda do mercado de trabalho, a Prefeitura de Sorriso oferece cursos de capacitação profissional gratuitos em diferentes áreas de atuação, por meio do projeto “Formar para Socializar”, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
No primeiro semestre do ano foram disponibilizados 23 cursos, com aproximadamente 400 vagas, atendendo à população do Município e dos distritos de Primavera e Boa Esperança. As formações envolveram os segmentos de gestão, tecnologia de informação, produção de alimentos, idiomas, saúde, beleza e gastronomia.
“Sorriso tem vivido uma ótima fase em que muitas empresas tanto do comércio como da indústria estão se instalando aqui e mão de obra qualificada é uma das exigências do mercado. Os cursos são a chance de se qualificar para preencher esse requisito, abrindo novas oportunidades de trabalho”, garante a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.
Os cursos são desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Microlins e Associação Estudantil de Sorriso (AES).
Novos cursos
Quem tiver interesse em se profissionalizar e abrir o leque de possibilidades para o mercado de trabalho pode ficar atento que nos próximos meses novos cursos estarão com inscrições abertas.
Para o segundo semestre, estarão disponíveis os cursos de Assistente Contábil, Rotinas Administrativas, Atendente de Farmácia e Operador de Caixa.
Passe livre
E para quem não tem um curso profissionalizante pertinho de casa, a Secretaria de Assistência Social oferece mais um benefício: uma carteirinha que garante passe livre no transporte coletivo durante o período do curso, nos períodos matutino e vespertino. Para ter acesso ao benefício, a pessoa precisa passar por uma triagem realizada pela equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) onde é atendida, no momento da inscrição.
“Muitas pessoas não tem condições de se locomover até os centros de formação e para incentivá-las a se profissionalizarem, estamos garantindo o passe livre. Portanto, não perca a oportunidade e, assim que abrirem novas inscrições, corra garantir a sua vaga”, frisa a gestora.