Sorriso 36 anos: pioneiros falam na Voz do Povo sobre o que esperam para o futuro da cidade

O programa  A Voz do Povo está recebendo nesta semana do aniversário de Emancipação Político Administrativa de Sorriso, alguns dos pioneiros que construíram e continuam fazendo desta a Capital do Agronegócio do Brasil.

Nesta segunda-feira (09-05) estiveram nos estudos o ex-prefeito e empresário Ignácio Schevinski Neto. Ele geriu o município no período de 1993 a 1996, época em que ainda não se havia instituído a reeleição.

Para Sorriso foi o período da chegada da energia elétrica. Indagado sobre o que espera do futuro, Shevinski afirmou: “As pessoas têm que se preparar. Existem muitos cursos disponíveis no Sindicato Rural, na Prefeitura. Muitas pessoas não têm interesse em progredir. Hoje as máquinas e equipamentos são tão modernos que muitos não têm condições de operar. O Brasil inteiro está nesta situação e nós mais ainda porque aqui cresce muito e cada vez falta mais gente para operar as máquinas novas que estão surgindo”.

Sobre as lutas durante seu mandato como prefeito, ele explicou que nem todas as empreitadas foram vitoriosas, mas algumas foram muito expressivas. “Não deixamos de lutar por nada. Entregamos em 1996 com 37 mil habitantes. Mas, trouxemos a PRF, Universidade Federal, que depois foi embora e a energia elétrica foi o marco, porque foi ali que começaram a se estabelecer as indústrias. Sempre lutamos por uma industrialização porque a matéria prima está aqui. Muito do que é produzido aqui pode ser industrializado aqui. Acredito que este é o futuro”, disse.

Esteve nos estudos também o fotógrafo e historiador Eugenio Destri. Ele foi vereador no período de 1987 a 2000 e entre as contribuições para a cidade, reuniu registros fotográficos importantes no livro “A História de Sorriso em Fotografia”.  “Desde o começo fomos guardando as fotografias para que não se perdesse a história. Muito material fotográfico, registros importantíssimos acabaram se perdendo por termos emprestado e não devolveram”, disse.

De acordo com ele, o grande marco da gestão de Ignácio Schevinski foi no ensino básico. “Algumas pessoas reclamaram que ele não fazia asfalto e ele respondeu que não conseguia colocar um aplaca de inauguração na cabeça de cada estudante aqui em Sorriso. Eu era vereador e sempre conversamos sobre tudo o que entendíamos não estar certo. A grande importância de termos o ensino profissionalizante, principalmente, foi uma luta desde o começo. E quem não acompanha a evolução fica para trás”, disse.

Vídeo da notícia

Veja também

Corpo de Bombeiros de Sorriso combate principio de incêndio em veículo

Homem fica ferido ao tentar atravessar a BR-163 de bicicleta e ser atingido por caminhão

Mais de 150 ganhadores do Nota MT ainda não informaram dados bancários e podem perder o prêmio

Allrede Telecom inaugura unidade em Sorriso com internet de alta velocidade e promoções especiais

Programa A Voz do Povo destaca projeto social de judô que transforma vidas em Sorriso

Associação Pata Amiga pede apoio de vereadores com emendas impositivas para manter trabalho em Sorriso