Sorriso adere ao Balcão Único e isenta taxa de alvará para novas empresas

Empreendedores de Sorriso agora podem abrir empresas de forma mais rápida e digital

A abertura de empresas em Sorriso ficará mais rápida e desburocratizada com a adesão da Prefeitura ao Balcão Único, plataforma digital do Governo Federal que concentra em um só ambiente virtual todas as etapas do processo de registro empresarial. Além disso, foi sancionada a Lei 3762, que garante a isenção da taxa de Alvará de Localização e Funcionamento para as empresas abertas pela plataforma.

A cerimônia de lançamento aconteceu nesta quarta-feira (8), no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Jucemat, Sebrae, ACES, empresários e contadores.

O Balcão Único, já utilizado em outros estados, possibilita que os dados do empreendedor sejam coletados em um único formulário eletrônico, permitindo emissão de CNPJ, registros fiscais, desbloqueio de cadastros e até mesmo inclusão de empregados no e-Social, de forma digital e simplificada.

Durante o evento, o prefeito Alei Fernandes destacou a importância de investir em tecnologia e anunciou também a futura adoção de um software de gestão para agilizar processos licitatórios com apoio de inteligência artificial. Representantes da Jucemat, Redesim, ACES e Câmara de Vereadores reforçaram a relevância da ferramenta para fomentar o empreendedorismo local e fortalecer o ambiente de negócios.

Veja também

Patrulha Maria da Penha intensifica ações e já realizou mais de 500 atendimentos em Sorriso em 2025

Campanha solidária em Sorriso arrecada doações para famílias atingidas por furacão no Paraná

Secretário de Agricultura Familiar busca novos projetos e tecnologias para o campo em Sorriso

Fiscalização flagra motorista com Guia de Trânsito Animal (GTA) falso

Polícia Civil de Sorriso cumpre mandado em apoio à operação “Domínio Fantasma” deflagrada em Cuiabá

Suspeito invade residência e tenta matar homem a facadas no Bela Vista