Sorriso amplia combate ao Aedes aegypti com instalação de ovitrampas

 A ação, que integra um projeto recomendado pelo Ministério da Saúde, será reforçada com a criação de um novo laboratório exclusivo para análise do material coletado

A cidade de Sorriso está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti com a instalação de armadilhas ovitrampas e a criação de um novo laboratório exclusivo para análise dos materiais coletados por esses dispositivos. As ovitrampas são ferramentas que capturam os ovos do mosquito, permitindo o monitoramento e controle mais eficaz da infestação.

A Secretaria de Saúde do município informou que o novo laboratório está sendo montado pela equipe da Vigilância em Saúde Ambiental. O primeiro laboratório já atende às análises feitas com as amostras coletadas pelos agentes de combate a endemias (ACEs). A nova estrutura será voltada exclusivamente para as ovitrampas, ampliando a capacidade de resposta das equipes técnicas.

A instalação das ovitrampas começará no dia 22 de abril, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. Os primeiros bairros a receber os dispositivos serão o Rota do Sol e o Bela Vista, escolhidos com base no número de imóveis e no volume de casos de dengue e chikungunya registrados. No Rota do Sol, com 4.389 imóveis, foram registrados seis casos de dengue e 14 de chikungunya neste primeiro ciclo de 2025, com índice de infestação em 4%. Já no Bela Vista, com 2.456 imóveis, foram quatro casos de dengue e 20 de chikungunya, com índice de 1,31%.

O secretário de Saúde, Vânio Jordani, explica que a armadilha é uma ferramenta preventiva: “Ela intercepta o ciclo do mosquito ainda na fase de larvas, o que nos permite agir de forma pontual e mais eficiente.” Ele destaca ainda que, mesmo com as novas tecnologias, a participação da população continua sendo essencial. “Cada um precisa cuidar do seu espaço”, reforça.

Além do projeto nos bairros Rota do Sol e Bela Vista, 25 armadilhas já foram instaladas no bairro Fraternidade como parte de um projeto experimental em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA/MT), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), Assembleia Legislativa, Promotoria Pública e o Judiciário de Sorriso. A leitura inicial dessas armadilhas está prevista para os próximos 15 dias.

Em relação ao primeiro levantamento de infestação predial de 2025, os dados são preocupantes. O bairro Projeto Casulo lidera com 13,73% de infestação, seguido por Fraternidade (11,58%), Pinheiros I (8,7%) e Jonas Pinheiro (7,5%). O índice geral do município ficou em 2,45%, acima do limite aceitável de 1% estabelecido pelo Ministério da Saúde, colocando Sorriso em estado de alerta.

O levantamento, feito por meio do sistema eletrônico LIRAa (Levantamento de Índice Rápido), sorteia quarteirões que são vistoriados pelos ACEs. O material recolhido é analisado em laboratório para verificar a presença de larvas.

A Prefeitura reforça ainda a importância das denúncias por parte da população. Casos de criadouros, descarte irregular de lixo e acúmulo de água podem ser comunicados à Ouvidoria pelo número 150 ou via aplicativo da Vigilância Sanitária, Unidade Sentinela, pelo telefone (66) 99600-1462.

Veja também

Dois homens são encontrados mortos em Nova Ubiratã; PJC investiga envolvimento de traficantes locais

Dra. Daniela Dantas fala sobre a Doença de Parkinson em entrevista à Sorriso FM

Diretor do Procon Sorriso alerta sobre cuidados nas compras de Páscoa em entrevista à Sorriso FM

“Novo quartel vai potencializar ações da PM e será divisor de águas para segurança na Região Norte”, afirma comandante regional

Vítima gravou autor do crime pouco antes de ser morta; assassino será indiciado por homicídio qualificado

CRAS realiza entrega de ovos de chocolate produzidos em curso de capacitação para mulheres