Os equipamentos foram adquiridos por meio de processo licitatório e operam em regime de locação
Sorriso está intensificando o uso da tecnologia como aliada para tornar o trânsito mais seguro e eficiente. A instalação de novos redutores de velocidade – popularmente conhecidos como lombadas eletrônicas – é uma das principais medidas em andamento, com o objetivo de reduzir acidentes e melhorar o fluxo nas vias urbanas. Atualmente, está em fase final a implantação de dispositivos na Avenida Porto Alegre e na rua Lupicínio Rodrigues.
Com o reforço, o número de pontos contemplados com os redutores passará de 22 para 28, abrangendo um total de 54 faixas monitoradas, incluindo o ponto de pedágio. Todos os locais atendidos foram indicados pelo Plano de Ação Imediata para o Trânsito (PAIT) e aprovados pelo Grupo de Gestão Integrada (GGI) do município.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, coronel Adriano Denardi, os novos equipamentos contam com tecnologia avançada: são fixos, com displays externos e permitem a leitura automática de placas, transmitindo dados em tempo real à Polícia Militar. Além disso, possuem sistema de gestão que gera relatórios estatísticos sobre o tráfego.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de processo licitatório e operam em regime de locação. Hoje, a Prefeitura investe mensalmente cerca de R$ 160 mil em recursos próprios no sistema de videomonitoramento, valor que deve alcançar R$ 190 mil com a conclusão das novas instalações.
O secretário-adjunto da pasta, Gilvano de Ávila, ressalta que o planejamento para o fortalecimento do trânsito é antigo e se faz cada vez mais necessário. “O número de veículos aumentou muito em Sorriso, e a adoção de redutores e vias binárias se tornou indispensável para dar mais fluidez e segurança”, pontua.
Além das lombadas eletrônicas, outras ações em curso incluem a implantação de vias binárias e a ampliação do sistema de câmeras, todas voltadas à melhoria da mobilidade urbana e da segurança, tanto no trânsito quanto para os cidadãos.