O concurso foi uma das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) em Sorriso e fez parte da Campanha Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, que teve como tema este ano: “Você sabia que o trabalho infantil compromete o desenvolvimento de crianças e adolescentes?”.

“Esse concurso teve como objetivo, levar os jovens do projeto Aprendiz Sorriso Legal a refletirem sobre os comprometimentos do trabalho infantil para a vida deles, bem como levá-los a compreender que existe uma maneira legal e formal de iniciarem sua vida profissional e, somente assim, poderem garantir seus direitos à formação através dos estudos, à proteção a partir da legalidade do trabalho e evitar outras violações de direitos e violências a que muitos estão sendo submetidos quando se encontram em trabalho infantil. Além, é claro, de poderem participar da construção da arte que estampará as camisetas que usarão no projeto esse ano de 2022”, disse a gestora da AEPETI, Milana Silvia Higino Mendes.

O material passou pela apuração de uma comissão julgadora formada por quatro integrantes: Jamille Foleis Serpa, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); Kaline Alves Dangelo Dal Magro, do Departamento de Cultura; Natalia Feliciano, da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato; e o designer gráfico, Jefferson Alison Alves.

Na última quinta-feira (30/06) foram premiados os três primeiros lugares nas duas categorias, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI). O Slogan vencedor foi “Trabalho Formal, Aprendiz Legal”, da jovem Hallana Guadalupe dos Santos Farias, do Cras São Domingos. Em 2º lugar ficou o Slogan “Trabalho infantil não tem espaço no Brasil”, da jovem Letícia Marcondes de Oliveira, da unidade do projeto que acontece no Batalhão da PM com os formados do Projeto Luz do Amanhã. O 3º lugar ficou para Wendila da Silva Fernandes, também do Cras São Domingos, com a frase “Faça a diferença, vem ser um aprendiz com inteligência!”.

O desenho vencedor – que irá estampar a camiseta do projeto – foi do jovem Marcos Gabriel da Silva de Moraes, da turma do projeto que acontece na AABB. Em 2º lugar ficou Kadson Victorio de Oliveira Costa, do Cras São Domingos e em 3º, Bruno Toscano da Silva, da unidade no Batalhão PM. Também foi premiado o desenho destaque, contemplando o jovem Diogo da Silva Santos, do projeto na AABB.

“Buscamos o envolvimento dos jovens nessa temática, ampliando a discussão sobre os malefícios do trabalho infantil. Agradecemos as empresas parceiras que doaram os prêmios para o nosso concurso e que incentivam o combate ao trabalho infantil contratando jovens aprendizes do projeto; e as famílias que participam juntas das atividades e apoiam seus filhos”, destacou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.