Sorriso: ApexBrasil estabelece convênio para exportação de farelo de milho

Nesta segunda-feira, dia 10 de julho, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a União Nacional do Etanol de Milho (Unem) realizaram o evento de lançamento do Projeto Setorial de Promoção das Exportações de Farelo de Milho DDG/DDGS 2023-2025. O Ministro da Agricultura e Pecuária, Sr. Carlos Fávaro, o Presidente da ApexBrasil, Sr. Jorge Viana, e o presidente-executivo da Unem, Sr. Guilherme Nolasco, participaram da solenidade.

A parceria entre a ApexBrasil e a Unem tem como objetivo promover internacionalmente o farelo de milho (DDG/DDGS), um produto de nutrição animal resultante da produção de etanol de milho cultivado na segunda safra. O projeto faz parte da estratégia do Brasil de promover o etanol como alternativa energética, agregar valor às exportações do agronegócio e aumentar a oferta de farelo de milho para a produção de proteína animal.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou que o objetivo da parceria é apresentar o farelo de milho brasileiro como uma opção eficiente na alimentação animal global, fortalecendo a cadeia produtiva do etanol. Ele destacou a importância do DDG/DDGS na conversão de milho em proteína animal e enfatizou a busca por modelos sustentáveis na transição energética global.

Para Guilherme Nolasco, presidente-executivo da Unem, essa parceria consolida o reconhecimento da importância do setor por parte do governo federal e da Unem como representante legítimo da indústria de bioenergia do milho. Ele comemorou a iniciativa e destacou o potencial de geração de valor em toda a cadeia de negócios, desde a produção de grãos até a arrecadação de impostos.

O farelo de milho (DDG/DDGS) é um produto resultante da produção de etanol de milho, utilizado na nutrição animal. Além de ser uma fonte de proteína nobre e energia, o DDG/DDGS oferece maior teor de fibras e segurança contra contaminação de bactérias em comparação com outras opções, como a farinha de carne e ossos. A pecuária, avicultura e suinocultura se beneficiam diretamente desse insumo na ração.

No Brasil, o uso desse farelo na indústria é relativamente recente, iniciando-se a partir de 2010. Atualmente, o país possui 20 usinas de etanol de milho em operação e outras 9 usinas autorizadas para construção, todas com potencial para produção de DDG/DDGS. A crescente disponibilidade desse produto tem reduzido o preço, tornando-o uma alternativa mais atrativa em comparação com outras fontes proteicas.

Para a safra atual, estima-se uma produção brasileira de 3 milhões de toneladas de DDG/DDGS, e as projeções indicam que até 2031/2032 a produção brasileira chegará a aproximadamente 6,5 milhões de toneladas. Esse excedente tem potencial para atender diversos mercados internacionais, tendo em vista a demanda por ingredientes alternativos na alimentação animal.

Os mercados-alvo selecionados para a exportação do farelo de milho brasileiro são China, Espanha, Indonésia, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, Tailândia, Turquia e Vietnã. Essa iniciativa representa uma oportunidade para gerar mais receitas, desenvolvimento de tecnologia e atração de capital externo. Além disso, a vinculação do farelo ao preço internacional do grão de milho favorece a manutenção da produção, mesmo em caso de queda no consumo global de combustíveis.

O Brasil está empenhado em promover a transição energética e contribuir para a sustentabilidade ambiental global. Além do etanol de cana-de-açúcar, o país está explorando o potencial do etanol de milho, aproveitando suas vantagens e capacidade produtiva. A ApexBrasil já apoia o setor de etanol por meio de projetos setoriais em parceria com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

Essa nova parceria com a Unem permitirá à ApexBrasil atuar também na cadeia do milho, diversificando as matérias-primas e buscando ganhos em resiliência e produtividadeconsiderando as condições de solo e clima mais adequadas a cada cultura e atendendo aos diferentes mercados. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo, e o etanol de milho é produzido principalmente na segunda safra, utilizando a mesma área após a colheita da safra principal.

O programa RenovaBio, criado pelo Governo Federal em 2016, tem sido uma importante iniciativa para promover a produção e o uso de biocombustíveis no país, incluindo o etanol e o biodiesel. O programa valoriza a redução de emissões de gases de efeito estufa na produção e uso de biocombustíveis, além de incentivar a modernização e a eficiência energética da indústria de biocombustíveis.

A União Nacional do Etanol de Milho (Unem) é uma associação privada, sem fins lucrativos, que trabalha para o desenvolvimento e promoção do setor agroindustrial do etanol de milho e outros cereais. Desde sua fundação em 2017, a Unem busca unir a cadeia produtiva e defender os interesses globais da indústria de bioenergia do milho.

Com a parceria entre a ApexBrasil e a Unem para a exportação do farelo de milho, o Brasil tem a oportunidade de gerar mais receitas, desenvolver tecnologia e atrair investimentos externos. Além disso, a diversificação de matérias-primas e a busca por modelos sustentáveis fortalecem a posição do país na transição energética global e destacam sua liderança na busca por soluções sustentáveis.

O lançamento do Projeto Setorial de Promoção das Exportações de Farelo de Milho DDG/DDGS é um passo importante nessa direção, e espera-se que ele contribua para o aumento das exportações brasileiras, fortalecendo a cadeia produtiva do etanol e impulsionando o setor agroindustrial do milho.

galeria de imagens

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade