Sorriso: assassino confesso de mãe e filhas tem prisão decretada em audiência de custódia

A juíza Gisela Andrade, da 2ª Vara Criminal de Sorriso, decretou a prisão preventiva de Gilberto Rodrigues dos Anjos, de 32 anos, que confessou o assassinato brutal de Cleci Calvi Cardoso, de 46 anos, e suas filhas Miliane Calvi Cardoso, de 19 anos, além de duas menores, de 13 e 10 anos. As vítimas foram sepultadas nesta terça-feira (28).

Gilberto foi detido na segunda-feira e transferido para Sinop, onde passou por audiência de custódia com a juíza Gisela Andrade, que decretou sua prisão preventiva. A decisão, embora não tenha sido disponibilizada, foi confirmada pela assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Os assassinatos chocantes ganharam destaque nacional, levando a deputada federal Gisela Simona (União Brasil) a fazer um pronunciamento na sessão da Câmara dos Deputados. A parlamentar expressou que “Mato Grosso está em luto” e defendeu penas mais rigorosas para assassinos de mulheres. Gisela Simona também destacou a gravidade do crime, em que as vítimas foram violentamente estranguladas, estupradas, e a menor foi asfixiada, descrevendo a barbárie que abalou a cidade, o estado e o país.

A deputada mencionou a recente aprovação de um pacote antifeminicídio no Senado, enfatizando a necessidade de penas mais severas para crimes de feminicídio. Ela afirmou: “Essa pena faz com que seja uma das mais graves do nosso código penal, para que não continuemos a assistir à impunidade que, infelizmente, está reinando em nosso país”.

A senadora Margareth Buzetti (PSD) também se pronunciou sobre o caso durante uma sessão no Senado. Ela questionou a soltura do criminoso, destacando que ele tinha mandados de prisão pendentes por outros crimes. A senadora apresentou o projeto aprovado pelo Senado, que propõe penas mais rígidas para o feminicídio, com uma pena mínima de 20 anos e máxima de 40 anos, sendo a maior pena do Brasil.

O perito criminal Gledson Emiliano, da Politec Sorriso, após mais de 9 horas de análises, concluiu que o crime foi uma atrocidade. Ele descreveu as vítimas como quase todas atacadas com arma branca, destacando as múltiplas lesões na cabeça e pescoço, além de esganadura em uma das crianças.

A rápida ação da Polícia Civil e PM de Sorriso resultou na prisão do assassino confesso de mãe e filhas. O caso levantou questionamentos sobre a eficácia do sistema judiciário e reacendeu o debate sobre a necessidade de medidas mais severas contra crimes de feminicídio no país.

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola