Sorriso atualiza Código de Obras e institui estudos para empreendimentos de grande impacto

Nesta quarta-feira, engenheiros civis, arquitetos e profissionais ligados à construção civil de Sorriso reuniram-se em um auditório lotado para conhecer as recentes mudanças no Código de Obras do município. A equipe técnica da Secretaria da Cidade (Semcid), em conjunto com representantes do Crea, detalhou as alterações promovidas pela Lei Complementar 422, de 14 de dezembro de 2023, e introduziu os estudos que agora serão exigidos em empreendimentos de grande impacto.

Dentre as novidades, destacam-se o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT), que se tornam obrigatórios para a implantação de projetos que atendam a critérios específicos, como área construída superior a 15 mil m², capacidade de ocupação de 600 ou mais pessoas, ou condomínios e loteamentos com mais de 300 unidades habitacionais.

O prefeito Ari Lafin ressaltou a importância da colaboração entre o Executivo, Legislativo e profissionais técnicos para planejar o desenvolvimento urbano de Sorriso, considerando o crescimento anual da cidade em torno de 20%. Além disso, Lafin anunciou a intenção de alterar o Plano Diretor do Município, buscando a participação ativa dos profissionais e da Câmara de Vereadores para manter a cidade como um ambiente pujante e com qualidade de vida.

O secretário da Semcid, Ednilson Oliveira, enfatizou que as novas regras e estudos visam tornar Sorriso uma cidade mais cosmopolita, integrada e moderna. Oliveira destacou a importância do diálogo contínuo com os profissionais, mencionando que a atualização do Plano Diretor, aprovado em 2005 e atualizado em 2013, será estendida também aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Anhanguera, Michele Veiga, elogiou a iniciativa de envolver os profissionais no processo de atualização, enfatizando a importância de manter os clientes informados sobre as alterações propostas pelo novo Código de Obras.

O evento contou com a participação do vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT), André Luis Schuring, e da diretora-geral da Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, Marciane Prevedello Curvo. Schuring anunciou planos de promover uma atuação mais intensa do Crea com palestras e formações voltadas à formação contínua de arquitetos e engenheiros ao longo do ano.

Os estudos EIV e RIT buscam medir os impactos, tanto positivos quanto negativos, de empreendimentos que podem afetar uma região. Esses estudos serão requisitados em projetos que atendam a critérios específicos, considerando aspectos como adensamento populacional, interferência na ventilação e iluminação do entorno, e valorização imobiliária.

Com as recentes atualizações, Sorriso busca não apenas acompanhar seu crescimento acelerado, mas também promover um desenvolvimento sustentável e equilibrado, garantindo uma cidade “boa demais de viver” para seus habitantes.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros