Sorriso atualiza zoneamento urbano para impulsionar crescimento sustentável

Em um esforço contínuo para promover o crescimento sustentável e ordenado, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, sancionou a Lei Complementar 415 na última segunda-feira (2). Esta lei marca uma importante etapa na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da cidade, alterando o zoneamento, o uso e a ocupação do solo.

O prefeito Lafin enfatizou a importância dessa atualização: “Precisamos entregar à próxima gestão as ferramentas necessárias para seguir contribuindo para a maturação de nossa cidade, que vive seu momento de intenso crescimento. Com este novo zoneamento, estamos entregando um protocolo que vislumbra uma cidade arrojada, cosmopolita e, ao mesmo tempo, focada no bem-estar de sua gente”, destacou. Ele também agradeceu ao Legislativo pelo apoio nesse processo crucial.

Entre as principais mudanças introduzidas pela nova legislação em relação à Lei Complementar 108 de 2009, o secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, destacou a liberação para a construção de edifícios em todas as principais avenidas da cidade, independentemente do número de pavimentos. Além disso, foram criadas zonas de utilização mista e implantada a Comissão de Análise de Atividade (CAA).

Essas alterações indicam que os condomínios verticais devem se tornar uma parte mais comum da paisagem urbana, tornando a cidade mais homogênea com a criação de zonas mistas. E o processo de transformação não deve demorar muito para acontecer, com áreas próximas à Rodoviária sendo vistas como locais que se consolidarão rapidamente como zonas mistas, dado que já são compostas por grandes estabelecimentos comerciais e loteamentos residenciais.

Ednilson Oliveira explicou que foram estabelecidos mecanismos para garantir que esse processo de homogeneização seja estruturado levando em consideração o bem-estar das pessoas. Para isso, a atualização do código de obras, também recentemente aprovado, exige a apresentação de estudos específicos, como o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Risco de Impacto de Trânsito (RIT).

O prefeito Ari Lafin concluiu: “Sorriso tem um potencial muito grande de desenvolvimento, e como Executivo, precisamos estar atentos a este processo, oferecer a infraestrutura necessária à nossa iniciativa privada, mostrar este potencial além das nossas fronteiras e garantir que, mesmo com uma economia pujante, Sorriso continue mantendo seu ‘jeitinho de interior’, sempre sendo um excelente lugar para viver, criar família, educar as crianças, estudar, amadurecer e envelhecer com qualidade de vida.” Esta atualização do zoneamento urbano representa um passo significativo em direção a essa visão de crescimento equilibrado e sustentável para Sorriso.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso