Sorriso: autoridades se reúnem para discutir a temporada de período proibitivo de queimadas

No último sábado, 1º de julho, teve início o período proibitivo de queimadas no estado de Mato Grosso. Com o objetivo de abordar esse assunto e detalhar o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF 2023), líderes municipais, membros do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos, representantes da 10ª Companhia de Bombeiro Militar sediada em Sorriso e do Comando Regional III se reunirão amanhã, dia 4 de julho, na Prefeitura Municipal. A reunião está agendada para as 14 horas.

É importante lembrar que o período proibitivo se estenderá até 31 de outubro deste ano, proibindo o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais. Essa medida está estabelecida no decreto nº 259, publicado no Diário Oficial em 05/05/2023.

O capitão BM Daniel Alves, comandante local, ressalta a importância da colaboração da população e faz um apelo para evitar trotes. Na última sexta-feira, dia 30 de junho, a companhia local atendeu a 19 ocorrências, uma média de praticamente uma por hora, detalha o capitão. Infelizmente, às 23 horas, um trote foi registrado. “Recebemos uma ligação informando sobre um incêndio em uma residência; mobilizamos todos os militares que estavam no Quartel para atender à ocorrência e, ao chegar ao local, constatamos que era um trote”, ressalta.

O capitão destaca que quem realiza trotes pode atrasar ou interromper o atendimento de situações reais e urgentes. “É importante ter consciência de que fazer trotes é acionar ajuda indevidamente, de forma ilegal e desnecessária, o que pode resultar em uma multa por Trote Telefônico, com todas as informações da ligação registradas, e até mesmo na abertura de um processo administrativo para aplicação de penalidades”, explica.

Para combater os trotes, o Comando Regional III está em processo de implementação de atendimento via WhatsApp com inteligência artificial. Por meio desse aplicativo, um centro de atendimento realizará o primeiro contato e manterá o usuário na linha até que um militar ou um auxiliar de regulação esteja disponível para atendê-lo. Além disso, será possível segmentar o tipo de atendimento solicitado durante a chamada, otimizando o tempo de resposta. Essa medida visa reduzir a incidência de trotes. O modelo de inteligência artificial será implantado nas unidades de Sinop, Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, em parceria com a empresa Mundo dos Boots.

 

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