Sorriso: autoridades se reúnem para discutir a temporada de período proibitivo de queimadas

No último sábado, 1º de julho, teve início o período proibitivo de queimadas no estado de Mato Grosso. Com o objetivo de abordar esse assunto e detalhar o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF 2023), líderes municipais, membros do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos, representantes da 10ª Companhia de Bombeiro Militar sediada em Sorriso e do Comando Regional III se reunirão amanhã, dia 4 de julho, na Prefeitura Municipal. A reunião está agendada para as 14 horas.

É importante lembrar que o período proibitivo se estenderá até 31 de outubro deste ano, proibindo o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais. Essa medida está estabelecida no decreto nº 259, publicado no Diário Oficial em 05/05/2023.

O capitão BM Daniel Alves, comandante local, ressalta a importância da colaboração da população e faz um apelo para evitar trotes. Na última sexta-feira, dia 30 de junho, a companhia local atendeu a 19 ocorrências, uma média de praticamente uma por hora, detalha o capitão. Infelizmente, às 23 horas, um trote foi registrado. “Recebemos uma ligação informando sobre um incêndio em uma residência; mobilizamos todos os militares que estavam no Quartel para atender à ocorrência e, ao chegar ao local, constatamos que era um trote”, ressalta.

O capitão destaca que quem realiza trotes pode atrasar ou interromper o atendimento de situações reais e urgentes. “É importante ter consciência de que fazer trotes é acionar ajuda indevidamente, de forma ilegal e desnecessária, o que pode resultar em uma multa por Trote Telefônico, com todas as informações da ligação registradas, e até mesmo na abertura de um processo administrativo para aplicação de penalidades”, explica.

Para combater os trotes, o Comando Regional III está em processo de implementação de atendimento via WhatsApp com inteligência artificial. Por meio desse aplicativo, um centro de atendimento realizará o primeiro contato e manterá o usuário na linha até que um militar ou um auxiliar de regulação esteja disponível para atendê-lo. Além disso, será possível segmentar o tipo de atendimento solicitado durante a chamada, otimizando o tempo de resposta. Essa medida visa reduzir a incidência de trotes. O modelo de inteligência artificial será implantado nas unidades de Sinop, Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, em parceria com a empresa Mundo dos Boots.

 

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros