Sorriso avança na Segurança Pública com criação da Guarda Civil Municipal armada

O Coordenador da Guarda Civil de Sorriso, Marcio Pires foi convidado à bancada da voz do Povo nesta terça-feira (21-11), sobre a sanção do Projeto de Lei Complementar nº 418/2023 pelo prefeito Ari Lafin. A nova legislação marca a criação da Guarda Civil Municipal (GCM) e estabelece diretrizes fundamentais, incluindo o plano de cargos e carreiras, estatuto e atuação da corporação no município.

A mudança mais significativa trazida pelo projeto reside na redefinição das atribuições da Guarda Municipal (GM), que agora é reconhecida como uma instituição de caráter civil, uniformizada e autorizada a portar armamento letal. Anteriormente, o contingente da GM estava restrito ao uso de pistolas de eletrochoque (Spark).

O secretário de Administração, Estevam Hungaro Calvo Filho, destacou a relevância desse avanço para Sorriso, ressaltando que o município se torna o terceiro no estado a contar com uma Guarda Civil Municipal armada, ao lado de Várzea Grande e Lucas do Rio Verde.

Márcio Pires, coordenador da GCM, expressou otimismo em relação às mudanças na legislação, afirmando que isso proporcionará respaldo às ações da corporação. Ele enfatizou que, com a autorização para o porte de armamento letal, a GCM poderá ampliar sua atuação para ocorrências que antes eram restritas às forças policiais, como casos de violência doméstica contra mulheres, idosos e crianças.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

IFMT Sorriso abre inscrições para concurso público e anuncia novos cursos noturnos a partir de 2026

Carro pega fogo no Jardim Aurora e mobiliza Corpo de Bombeiros em Sorriso

Sala do Empreendedor de Sorriso promove Semana de Regularização do Simples Nacional

Dois jovens ficam gravemente feridos após colisão entre carro e moto

Autor de feminicídio em Lucas do Rio Verde é preso pela Polícia Civil

A Voz do Povo recebe Padre Valdivino para reflexão sobre o Dia de Finados