Sorriso avança na Segurança Pública com criação da Guarda Civil Municipal armada

O Coordenador da Guarda Civil de Sorriso, Marcio Pires foi convidado à bancada da voz do Povo nesta terça-feira (21-11), sobre a sanção do Projeto de Lei Complementar nº 418/2023 pelo prefeito Ari Lafin. A nova legislação marca a criação da Guarda Civil Municipal (GCM) e estabelece diretrizes fundamentais, incluindo o plano de cargos e carreiras, estatuto e atuação da corporação no município.

A mudança mais significativa trazida pelo projeto reside na redefinição das atribuições da Guarda Municipal (GM), que agora é reconhecida como uma instituição de caráter civil, uniformizada e autorizada a portar armamento letal. Anteriormente, o contingente da GM estava restrito ao uso de pistolas de eletrochoque (Spark).

O secretário de Administração, Estevam Hungaro Calvo Filho, destacou a relevância desse avanço para Sorriso, ressaltando que o município se torna o terceiro no estado a contar com uma Guarda Civil Municipal armada, ao lado de Várzea Grande e Lucas do Rio Verde.

Márcio Pires, coordenador da GCM, expressou otimismo em relação às mudanças na legislação, afirmando que isso proporcionará respaldo às ações da corporação. Ele enfatizou que, com a autorização para o porte de armamento letal, a GCM poderá ampliar sua atuação para ocorrências que antes eram restritas às forças policiais, como casos de violência doméstica contra mulheres, idosos e crianças.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Ana Luiza, jovem talento de Sorriso encanta com sua voz e dedicação à música

Festa Destaque Empresarial 2024 entra na reta final de preparativos e terá shows nacionais

Operação investiga grupo ligado a médico acusado de crimes sexuais em Sorriso e outras cidades de MT

TJMT mantém em Sorriso o julgamento de Gilberto dos Anjos por chacina de mulheres

Menina esfaqueada pelo pai em Lucas do Rio Verde recebe alta após 24 dias internada

Sicoob celebra boas práticas no campo na 4ª edição do Prêmio Produtor Rural Sustentável