Sorriso avança na Segurança Pública com criação da Guarda Civil Municipal armada

O Coordenador da Guarda Civil de Sorriso, Marcio Pires foi convidado à bancada da voz do Povo nesta terça-feira (21-11), sobre a sanção do Projeto de Lei Complementar nº 418/2023 pelo prefeito Ari Lafin. A nova legislação marca a criação da Guarda Civil Municipal (GCM) e estabelece diretrizes fundamentais, incluindo o plano de cargos e carreiras, estatuto e atuação da corporação no município.

A mudança mais significativa trazida pelo projeto reside na redefinição das atribuições da Guarda Municipal (GM), que agora é reconhecida como uma instituição de caráter civil, uniformizada e autorizada a portar armamento letal. Anteriormente, o contingente da GM estava restrito ao uso de pistolas de eletrochoque (Spark).

O secretário de Administração, Estevam Hungaro Calvo Filho, destacou a relevância desse avanço para Sorriso, ressaltando que o município se torna o terceiro no estado a contar com uma Guarda Civil Municipal armada, ao lado de Várzea Grande e Lucas do Rio Verde.

Márcio Pires, coordenador da GCM, expressou otimismo em relação às mudanças na legislação, afirmando que isso proporcionará respaldo às ações da corporação. Ele enfatizou que, com a autorização para o porte de armamento letal, a GCM poderá ampliar sua atuação para ocorrências que antes eram restritas às forças policiais, como casos de violência doméstica contra mulheres, idosos e crianças.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade