Sorriso: bebês passam a receber vacina meningocócica ACWY a partir de julho nas unidades de saúde

A medida segue nova diretriz do Ministério da Saúde e reforça a imunização infantil no país

A partir da próxima terça-feira, 1º de julho, as salas de vacinação da rede pública contarão com uma importante atualização no calendário infantil: todos os bebês que completarem 12 meses de idade passarão a receber a vacina meningocócica ACWY. A medida visa ampliar a proteção contra quatro sorotipos da bactéria Neisseria meningitidis, responsável por quadros graves de meningite bacteriana e meningococcemia.

A enfermeira Kátia Dal Prá explica que, até então, os pequenos eram imunizados apenas contra o sorotipo C. Com a inclusão da vacina ACWY, estarão protegidos também contra os sorotipos A, W e Y. A ampliação segue diretrizes da Nota Técnica 77/2025 do Ministério da Saúde. “Os bebês recebem a meningo C aos três e cinco meses. Agora, ao completar um ano, terão reforço com a ACWY, garantindo proteção mais ampla”, destaca Kátia.

Embora o imunizante ACWY já estivesse disponível para adolescentes de 11 a 14 anos nas unidades do SUS, essa será a primeira vez que ele será aplicado em bebês de forma sistemática. Segundo dados oficiais, o Brasil já contabiliza 361 casos de meningite meningocócica em 2025, com 61 óbitos. “Em Sorriso, felizmente, não tivemos registros até o momento”, completa a enfermeira. A vacina estará disponível em todas as salas de vacinação do município.

Veja também

Suspeito furta bicicleta de trabalhadora em Sorriso e é detido em flagrante pela GMT

Passageira de moto cai debaixo de caminhão caçamba após acidente e quase é atropelada

Três homens são presos após roubo a canteiro de obras em Sorriso; prejuízo passa de R$ 325 mil

Homem é atingido por golpe de faca após chegar em casa embriagado; segundo a esposa, ele tentou agredi-la

Mulher fica ferida em colisão frontal entre Hilux e Nivus na Linha Celeste

Professor de Educação Física apresenta talento literário em cordel no programa A Voz do Povo