Sorriso busca expansão aérea para impulsionar desenvolvimento econômico

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, lideraram uma delegação em uma importante reunião realizada nesta 3a-feira (19-12) em Brasília com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O foco principal do encontro foi a discussão sobre a outorga do terminal do município e a possível implementação de novas rotas aéreas, especialmente com destinos para Brasília e São Paulo.

A solicitação para a expansão das linhas aéreas foi reforçada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sorriso (Condess) e foi oficialmente protocolada junto à sede da Infraero no mês de julho. Atualmente, Sorriso conta com um voo diário para Cuiabá, mas a prefeitura justifica a necessidade de incluir novas rotas, especialmente para São Paulo, devido ao intenso fluxo de negócios entre a ponte aérea paulista e a Capital Nacional do Agro.

O prefeito Ari Lafin destacou a importância estratégica de Sorriso, que agrega 15 municípios em um raio de 200 quilômetros. Segundo o censo de 2022, essa região apresenta uma estimativa populacional de um milhão de habitantes, com uma das maiores rendas per capita do país. Lafin ressaltou o rápido crescimento demográfico de 18,41% ao ano e mais de 1,3 mil escritórios de negócios instalados apenas em Sorriso, o que evidencia a necessidade de expansão no setor aéreo para atender a crescente demanda.

Além das discussões sobre as novas rotas, a reunião abordou projetos relacionados ao acesso aos hangares. O secretário Cláudio Oliveira afirmou que essas ações visam atender ao acelerado crescimento comercial da região. Sorriso, em sua posição estratégica no Estado, é vista como um hub potencial para o uso do aeroporto, e o crescimento do município contribuiria automaticamente para ganhos econômicos em toda a região.

O secretário também mencionou que a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) tem observado um aumento na procura por voos no aeroporto local, destacando a importância de melhorias e expansões para atender à crescente demanda.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros