Sorriso busca solução definitiva para destinação de resíduos sólidos após novos focos de incêndio no DMEG

Em reunião liderada pelo vice-prefeito Acacio Ambrosini, secretarias e órgãos técnicos discutiram medidas para garantir o descarte ambientalmente adequado e prevenir novos incidentes.

A destinação correta dos resíduos sólidos em Sorriso voltou ao centro das discussões da administração municipal. Na manhã desta quarta-feira (22), o vice-prefeito Acacio Ambrosini coordenou uma reunião com secretários e técnicos para definir medidas que garantam o tratamento adequado do lixo seco e dos entulhos no município — um tema que ganhou urgência após novos focos de incêndio registrados no Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) na noite anterior.

“Estamos muito atentos a isso e queremos, definitivamente, resolver esta situação”, afirmou Acacio, ressaltando que há indícios de que o incêndio possa ter sido provocado. O encontro contou com a presença dos secretários Hilton Polesello (Governo), Cledson de Assis (adjunto), Clóvis Picollo Filho (Agricultura e Meio Ambiente), do engenheiro sanitarista Marcelo de Oliveira, do procurador-geral Alex Sandro Monarim e do diretor do Departamento de Saneamento Básico, Diogo Martins.

Diogo explicou que a Prefeitura mantém aberto o credenciamento para empresas interessadas em prestar o serviço de transporte e destinação final dos resíduos sólidos volumosos, de modo a dar fim ao envio desse material para o DMEG e garantir o destino ambientalmente adequado. As empresas podem se cadastrar por meio do Portal da Transparência, na aba “Licitações”.

O diretor também lembrou que, desde 2023, o DMEG está fechado para grandes geradores de resíduos, conforme determinações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a partir de recomendações do Ministério Público do Estado (MPE). Atualmente, o local recebe apenas materiais provenientes da coleta feita pela Prefeitura e dos pequenos geradores.

Na semana passada, o Município foi notificado pela Justiça a comprovar as medidas adotadas para regularizar o processo de recebimento e destinação dos resíduos. Segundo Acacio, além do credenciamento, a Prefeitura também está finalizando parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para realizar um estudo sobre o passivo ambiental da área e propor formas de descontaminação.

“É um tema complexo, com impacto direto para toda a comunidade. Estamos tratando o assunto com responsabilidade e integração entre várias secretarias, buscando uma solução definitiva e sustentável”, concluiu o vice-prefeito.

Veja também

Economia em alta: IBGE aponta crescimento acima da média em Mato Grosso e estabilidade no país

Estudantes do CEMEB Sorriso conquistam ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica

Eleitores de Sorriso são chamados para realizar cadastramento biométrico obrigatório

Aposentados e pensionistas de Mato Grosso já receberam mais de R$ 29 milhões em ressarcimentos por descontos indevidos

Acontece hoje audiência de instrução de processos que apuram financiamento ilegal de campanha do prefeito Alei

Família de Sorriso enfrenta drama após adolescente ser empurrado de muro em escola estadual