Sorriso: campanha de conscientização contra hepatites virais mobiliza comunidade no bairro Santa Maria

Aproximadamente 30 pessoas participaram de uma campanha de conscientização sobre hepatites virais realizada no bairro Santa Maria. O objetivo da iniciativa foi levar informações à comunidade e reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença. Essa ação marcou o início da campanha “Julho Amarelo” no município, um mês dedicado à luta contra as hepatites virais, que foi criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e instituído no Brasil em 2019. Atualmente, cerca de 250 moradores de Sorriso estão em tratamento contra hepatite.

Os participantes que estiveram presentes no Centro de Múltiplo Uso do Santa Maria tiveram acesso a informações importantes e puderam aferir seus sinais vitais. Além disso, receberam massagem facial e corporal, e puderam conversar sobre autocuidado e imagem corporal.

Aqueles que não puderam comparecer ao local na semana passada, mas têm dúvidas sobre hepatite, podem buscar informações no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). A coordenadora do SAE, Michelle Saldanha, explica que no local é possível realizar testes rápidos para detecção das hepatites virais.

A profissional ressalta a importância de incluir os exames para hepatites B e C, sífilis e HIV na rotina de cuidados com a saúde. “Principalmente para aqueles que têm uma vida sexual mais ativa, a recomendação é fazer o teste a cada seis meses”, destaca. Os quatro exames são oferecidos pelo SAE. A coordenadora também reforça a importância do uso de preservativos nas relações sexuais como método eficaz de prevenção contra qualquer Doença Sexualmente Transmissível (DST).

O SAE está aberto das 7h às 11h pela manhã e das 13h às 17h à tarde, de segunda a sexta-feira, e está localizado na Avenida dos Imigrantes, número 2495.

A ação realizada na última quinta-feira foi organizada pela Secretaria de Saúde e Saneamento, por meio do departamento de Educação em Saúde, em parceria com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), o Centro de Integração Municipal de Ensino e Serviço (CIES) e a Faculdade Centro Mato-grossense – FACEM.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo